Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

CPI do Cartão - Perguntas que não querem calar

BLOG NOBLAT

CPI do Cartão - Perguntas que não querem calar

De Leandro Kleber no site Contas Abertas:

1.No "que" é gasto o cartão? Primeiramente, é importante lembrar que as despesas divulgadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) indicam o órgão, a empresa favorecida e os valores, mas não discriminam o objeto adquirido ou o serviço prestado. (...)

2- Qual o gasto real com as despesas presidenciais relacionadas à segurança do presidente e de seus familiares? A CGU, também no Portal da Transparência, além de enumerar despesas com os cartões, já menciona gastos da Presidência da República "protegidos por sigilo, nos termos da legislação, para garantia da segurança da sociedade e do Estado". (...)

3- Como gastam os ministros que não possuem cartões corporativos em seus nomes? Hélio Costa, das Comunicações, Sérgio Rezende, de Ciência e Tecnologia, e Tarso Genro, da Justiça, por exemplo, tiveram despesas pagas com cartões em nomes de assessores. (...) 

4- Serão implementadas as diárias nacionais para ministros e em que valores? Atualmente, os ministros não têm "diárias" quando viajam pelo país, ao contrário do que ocorre com outros funcionários públicos. (...) 

5- Por quê faxineiros, motoboys, etc., fizeram saques em universidades, no IBGE, entre outras instituições no ano passado? (...)

6- Quais são as despesas pagas com "saques" diretos no cartão e quanto é pago de juros? (...) 

7- Quando os gastos com o cartão passarão a ser lançados no Siafi? O sistema é responsável pela contabilidade que registra praticamente todos os dispêndios e as receitas da União, excluindo as empresas estatais e as entidades de economia mista.

Arquivo do blog