Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Celso Ming - O que é bom a gente esconde



O Estado de S. Paulo
26/2/2008

Fim do mistério sobre os resultados de janeiro - ainda não divulgados - da arrecadação do Tesouro Nacional. Os números foram entregues a Guido Mantega há duas semanas, mas, segundo alta fonte do governo, o ministro resolveu “guardar” os dados por mais tempo.

Por quê? Porque ele tem medo - com razão - de que os dados possam aliviar a pressão pelos cortes no Orçamento de 2008, que precisam chegar a pelo menos R$ 20 bilhões para compensar a perda da CPMF.

Eles bateram TODOS os recordes.

Aviso aos “convidantes”. Delfim Netto está bem onde está. Não quer a embaixada em Washington nem qualquer outro cargo federal.

Cheers

A experiência e os resultados obtidos por Bob Costa no Ministério da Saúde, na gestão José Serra, renderam. A agência, a NovaS/B, conseguiu a conta de 2008 da campanha mundial contra o tabaco da Organização Mundial da Saúde, a ser veiculada em 200 países.

Sem revelar números, Costa, entusiasmado, contou à coluna, de Nova York, que a guerra foi dura. Ele enfrentou duas concorrentes européias, uma americana e outra japonesa. Mas o trunfo - o Brasil é o único país em desenvolvimento que reduziu o número de fumantes - pesou a favor da agência criada por Silvana Tinelli.

O porquê da campanha? A OMS chegou à conclusão de que 1 bilhão de pessoas vão morrer, neste século, por causa do cigarro. Dez vezes mais que os 100 milhões que morreram no século passado - e mais que a soma das vítimas de todas as guerras entre 1901 e 2000.

Tipo importação

Primeiro fruto da parceria assinada ontem pela TV Brasil com a ONU, de intercâmbio de produções. A emissora vai exibir - dentro de sua programação jornalística - o especial 21st Century.

Focado em assuntos internacionais.

Meia greve

Os servidores federais desistiram de 50% da greve anunciada para março, ao saber que o relator do Orçamento destinou R$ 3,4 bilhões para os reajustes salariais. Os outros 50%, só quando o texto passar no Congresso.

Arquivo do blog