Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 29, 2008

RADAR

Lauro Jardim
e-mail: ljardim@abril.com.br

GOVERNO

Que Obama, que nada
No encontro que teve no dia 19 de março com o presidente da Comissão Européia (o braço executivo da União Européia), Durão Barroso, Lula deixou clara a sua torcida pela vitória de John McCain na eleição de novembro nos EUA. O "amor" de Lula pelos republicanos é mais do que interessado: ele os considera menos protecionistas que os democratas.

Morre na praia?
Antes de estourar o Dilmagate, José Dirceu confidenciava a alguns interlocutores mais próximos que a chefe da Casa Civil era a candidata preferida de Lula à sua sucessão. Mas achava muito difícil que ela emplacasse como candidata petista à Presidência. Ia, ao longo da travessia, morrer na praia. Não se sabe ainda quanto Dirceu reforçou a sua opinião agora que a história do dossiê foi revelada.

Recomendação da PF
Foram os agentes da Polícia Federal que recomendaram a Marta Suplicy que ela não passasse pela revista de bagagem de mão por raios X em seu embarque para Paris há duas semanas. O inusitado (ela diz que foi a primeira vez que isso ocorreu em suas viagens internacionais) levou alguns passageiros a reclamar e a relatar o fato. Ao contrário do que o comandante do vôo informou aos passageiros, Marta não precisou passar pelos raios X para viajar.

Será que desta vez o gasoduto sai do papel?

Hans von Manteuffel/Ag. O Globo
Chávez e Lula: a PDVSA e a Petrobras não se entendem

No encontro que tiveram em Pernambuco na quarta-feira, Lula e o coronel Hugo Chávez acertaram em sigilo dois novos negócios entre Brasil e Venezuela no campo energético. Um na área elétrica e outro no setor de gás. Ficou marcado que no fim de abril o ministro Edison Lobão e o presidente da Petrobras desembarcarão em Caracas para tentar montar uma parceria com a PDVSA, a estatal venezuelana de petróleo, a fim de criar um gasoduto para ligar os dois países. O gasoduto teria capacidade de 50 milhões de metros cúbicos por dia, quase o dobro do que o Brasil importa da Bolívia. Na área elétrica seria estudado um intercâmbio de energia em grande escala pelos dois países. Beleza. Quanto mais gás ou energia para o Brasil, melhor. O problema é que em 2006 Brasil e Venezuela, e mais a Argentina, lançaram o Gasoduto do Sul, que até agora não saiu do papel. Entre outras coisas, porque Petrobras e PDVSA não se entendem, vivem numa espécie de Fla-Flu sem fim. Por que acreditar que desta vez será diferente?

ELEIÇÕES 2008

Dulci resiste
Tem nome e sobrenome o chefe da resistência à aliança PT-PSDB pelo lado petista: o mineiro Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência. Ele trabalha em silêncio para detonar a aliança e, quem sabe, surgir mais à frente como uma solução para o partido na disputa em Belo Horizonte.

SENADO

O livro do Renan
Renan Calheiros resolveu escrever um livro para contar a sua versão sobre os calientes episódios que o levaram a ser apeado da presidência do Senado. Assinou um contrato com a editora Geração e pensa em lançar o livro em agosto.

BRASIL

Saúde escorrendo pelo ralo
Há planos do governo para a criação de programas para trocar a geladeira dos pobres e dar um computador a cada criança, entre tantos outros. Pois bem, o pesquisador Marcelo Neri, que lança nos próximos dias uma pesquisa sobre as causas e conseqüências da falta de saneamento básico, acha que o governo deveria mesmo é propor a iniciativa "uma privada decente por família". Sua pesquisa mostrará que a rede geral de esgotos atinge menos da metade da população brasileira e tem avançado a uma velocidade quatro vezes mais lenta que a da redução da miséria brasileira. A falta de esgoto causa um aumento de 24% na probabilidade de morte durante a infância.

AUTOMÓVEIS

O Linea vem aí
A Fiat marcou a data para botar no mercado o seu novo carro – o Linea, um sedã de luxo, fabricado no Brasil: o lançamento será em agosto. O Linea vai para as ruas com a dura missão de competir com o Civic, o Corolla e o Vectra.

Em 99 prestações
Março chega ao fim e repete-se o que vem acontecendo nos últimos meses: a indústria automobilística está abrindo champanhe. Será o melhor março da história no setor.

No limite
O momento é bom, mas não dá para se esbaldar com comemorações. O problema das montadoras é agora de outra natureza: a produção está chegando ao limite da capacidade instalada.

Multa e recall
Sai nos próximos dias a decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) sobre o caso do Fox – em que um problema no mecanismo de ampliação do porta-malas pode ter sido o responsável pela amputação dos dedos de oito pessoas. Além de uma multa a ser aplicada à Volkswagen, o DPDC obrigará a montadora a fazer um recall de cerca de 400.000 Fox.

Aécio pisa no freio

Alex de Jesus/O Tempo
Aécio: o recado já foi dado

Aécio Neves andou recebendo uma penca de políticos graúdos de vários partidos nas últimas semanas. Mas ele tem dito aos mais próximos que agora vai pisar no freio. Aécio avalia que a romaria já rendeu o efeito que queria: não deixar José Serra navegando sozinho nas águas tucanas da sucessão. O recado de que não está fora do jogo de 2010 foi dado. Acha, entretanto, que se não baixar a bola agora perderá o controle do processo. Quando julgar necessário, pisará no acelerador novamente.

GENTE

Xuxa nua custa caro
Lembra-se do tempo em que Xuxa posava pelada para revistas masculinas? Pois é, as fotos continuam rendendo milhões de reais para a apresentadora – mas de outra maneira. Volta e meia algum jornal, revista ou até TV aproveita um mote e mostra uma foto de Xuxa pelada. Imediatamente, ela processa o veículo. Na semana retrasada, o jornal carioca O Dia começou a pagar-lhe (são várias parcelas) um total de 3 milhões de reais por causa da publicação de três fotografias. Na quarta-feira passada, foi a vez da Band. A Justiça do Rio de Janeiro decidiu que se a emissora usar as tais fotos terá de pagar uma multa de 1 milhão de reais.

TELEVISÃO

Huck 2015
Luciano Huck acaba de renovar com a Globo por mais sete anos. É um dos contratos mais longos firmados na emissora.



Publicidade

Publicidade



Arquivo do blog