Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, outubro 12, 2006

Fernando Henrique diz que Lula merece perder as eleições


LISBOA (Portugal) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que Luiz Inácio Lula da Silva merece perder o segundo turno das eleições presidenciais, em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal português Diário de Notícias.

- Do meu ponto de vista, sim. Não tanto por sua política econômica ou social, já que se limitou a continuar ou ampliar as nossas, mas por sua liderança política - opinou o ex-presidente.

Para ele, com a política de Lula "as esferas pública e privada se confundiram", tendo como conseqüência os escândalos surgidos durante o seu mandato. Fernando Henrique ressaltou também que Lula deveria ser cobrado por não agir nos casos de corrupção. Ele disse que a principal diferença nos resultados do primeiro turno não foi a diferença entre os votos de ricos e pobres, e sim o fato de que Lula recebeu o apoio dos estados mais dependentes do governo federal.

Fernando Henrique definiu Lula como "mais um símbolo do que um líder", que se transformou aos poucos num político comum, que "usa técnicas comuns para se defender das acusações".

- Lula passou a usar técnicas banais e isso me dá pena. Tinha uma trajetória notável, que está arruinando - avaliou.

O líder tucano acusou Lula de não ter estratégia nem objetivos definidos, mas reconheceu que ele "é capaz de se adaptar às situações mais diversas". O ex-presidente acrescentou na sua entrevista que hoje no Brasil cerca de 40 mil cargos são nomeados pelo presidente, contra 20 mil na sua época. O crescimento, acusou, foi favorecido pela inundação do Estado promovida pelo PT.

Para ele, o PT é um dos poucos partidos de massas que ainda conservam uma visão leninista, e tenta ocupar o lugar do Estado. FH afirmou que Alckmin merece ganhar as eleições, por ser "um homem de cara limpa, sem rasgos populistas, direto e que não perde tempo com a retórica".

Arquivo do blog