Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, outubro 26, 2006

Para FHC, Lula está "enterrado em escombros"



Folha de S. Paulo
26/10/2006

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmou, ao discursar no evento tucano do Vale do Anhangabaú, que seu sucessor no Planalto, Lula (PT), estará "enterrado nos escombros dos escândalos", qualquer que seja o resultado das urnas no próximo domingo.
"Enquanto vossa excelência não tiver a coragem, a sinceridade, de olhar nos olhos do povo, e nos meus olhos também, e dizer quem fez isso [a tentativa de compra do dossiê contra tucanos], o senhor pode ganhar ou pode perder. Para mim, o senhor acabou, o senhor foi enterrado nos escombros dos escândalos que começaram no seu governo", disse FHC.
O discurso do ex-presidente foi o mais inflado da noite, dando mostras de como ele deverá se comportar na oposição caso Lula vença domingo. O tucano aproveitou para rebater afirmações de Lula, feitas no debate da TV Record, de que sua gestão no Planalto teria varrido a sujeira para baixo do tapete.
"O tapeta dele é voador, está voando com as mentiras", disse FHC, que evocou as campanhas pelas Diretas, em 1983 e 1984, para criticar os rumos tomados pelo PT e pelo presidente Lula.
"Aqueles que não tiveram a decência de fazer o que pregaram, estão do outro lado. Falta alguém [aqui], e é bom que falte. O Lula, que andou conosco, hoje está de mãos dadas com o Delfim Netto, que era [nosso] algoz no tempo da Ditadura", disse FHC, referindo-se ao deputado federal do PMDB-SP, ex-ministo da Fazenda dos governos Médici e Costa Silva e ex-ministro da Agricultura e do Planejamento no governo Figueiredo.
"O presidente Lula matou tudo que [ele] podia ter representado no momento em que juntou o que há de pior no Brasil", disse FHC.
No final de seu discurso, o ex-presidente afirmou que ainda acredita em uma virada de Alckmin . "Eleição se ganha no dia. Nós vamos ganhar a eleição."

Arquivo do blog