Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, agosto 01, 2007

Discurso de um Presidente Matusquelo

Por Giulio Sanmartini

Em seu discurso de Cuiabá, além de atropelar o vernáculo, o presidente da República , em matéria de história, confundiu pênis com equinócio. “Esta gente que pensa assim fez a Marcha com Deus pela Liberdade que resultou no Golpe, levou João Goulart a renunciar e levou Getúlio Vargas ao suicídio”. A passeata chamava-se, Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em São Paulo realizou-se no dia 19 de março de 1964, juntando algo como 500 mil participantes, foi em resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro Rio em 13 de março de 1964(150 mil pessoas), durante o qual o presidente João Goulart anunciou seu programa de reformas de base: “Durante hora e meia, com a cidade adquirindo aspectos de feriado, um caudal humano correu, ininterruptamente, da praça da Republica para a praça da Sé, passando pela rua Barão de Itapetininga, praça Ramos de Azevedo, Viaduto do Chá, praça do Patriarca e rua Direita, até se represar ante as escadarias da catedral metropolitana. Foi a maior manifestação popular já vista em nosso Estado.
O repudio a qualquer tentativa de ultraje à Constituição Brasileira e a defesa dos princípios, garantias e prerrogativas democráticas constituíram a tônica de todos os discursos e mensagens dirigidos das escadarias da catedral aos brasileiros, no final da passeata. (Fonte: Banco de Dados Folha)”.
A do Rio de Janeiro, reunindo um milhão de pessoas, aconteceu dia 2 de abril de 1964 (foto), com Goulart que já não era presidente pois havia deixado o país inda para o Uruguai sem autorização do Congresso e portanto deixando o cargo vago. Ele jamais renunciou à presidência. (Fonte FGV)
O suicídio de Getulio Vargas nada teve a ver com essa marcha, pois aconteceu 10 anos antes (24/7/2007), mas deve ser registrado o caradurismo de Lula ao tentar compara-se com Vargas. Este último suicidou-se quando soube que o atentado da rua Tonelero (5/7), que resultou na morte do major aviador Rubens Florentino Vaz, fora tramado dentro do Palácio de Catete por sua guarda pessoal. Chegou a essa solução extrema pois tinha brio, honra e dignidade. Caso Luiz Inácio Lula da Silva soubesse o que é isso, teria se suicidado há alguns anos.

Arquivo do blog