Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 25, 2007

Radar

Lauro Jardim


GOVERNO

Solução para a Anac...
O governo já tem uma solução para se ver livre da inepta diretoria da Anac. O projeto da nova Lei das Agências Reguladoras, que será votado dentro de duas semanas no plenário da Câmara, determina que o mandato dos diretores das agências se encerre sessenta dias após a promulgação da lei. O governo poderá reconduzir ao posto quantos diretores quiser.

...abre novas boquinhas
É uma tremenda solução para a encrencada Anac. E abre para o governo um mundo de possibilidades de nomeação. São dezenas de novos cargos que serão usados como moedas de troca política.

O QG de Palocci

Dida Sampaio/AE
Palocci: salinha para operar sem alarde


O recém-escolhido relator do projeto que prorroga a CPMF, Antonio Palocci, deixou de ser ministro poderoso, mas não voltou totalmente à planície. Recentemente, Palocci pediu ao presidente da Comissão de Finanças da Câmara, Virgílio Guimarães, uma sala para despachos. Pediu e levou. O curioso é que apenas presidentes de comissões têm direito a sala exclusiva – e Palocci é apenas o segundo vice da comissão. Nesse espaço, Palocci tem recebido políticos e empresários quase diariamente. Enquanto jornalistas e curiosos ficam de olho no movimento de seu gabinete de deputado, o ex-ministro opera, tranqüilo, na salinha da comissão.


CPI DO APAGÃO AÉREO

Que tal, assim?
A dobradinha da Anac com as empresas que deveria fiscalizar alcança níveis escandalosos. Um exemplo de espantoso conflito de interesses chegou na semana passada à CPI do Apagão Aéreo da Câmara: uma troca de e-mails entre o superintendente de infra-estrutura aeroportuária, Luiz Miyada, vários executivos da Anac e um representante da TAM. Na inocente correspondência, Miyada discutia normas restritivas para pousos em Congonhas. E fica claro que a Anac consultava Gol, TAM e "outros operadores" para tomar suas decisões.

JUDICIÁRIO

Canal aberto
O ministro do STF Gilmar Mendes, nomeado por FHC, soube construir uma boa relação com Lula nestes últimos anos. Lula costuma cobri-lo de elogios.

IMPOSTOS

E o retorno desses trilhões?
Sabe quanto o brasileiro pagou de impostos de 2000 até sexta-feira passada? 4,5 trilhões de reais em tributos federais, estaduais e municipais. O cálculo é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

A insônia é permanente
A indefinição sobre a prorrogação da CPMF tem tirado o sono do governo. Mas, se depender de um levantamento do cientista político Murillo de Aragão, as noites no Planalto podem ser mais tranqüilas. Uma pesquisa com 52 deputados, numa amostra que é absolutamente fiel à divisão entre governistas e oposição, mostrou que 69% da Câmara votará a favor de manter a cobrança. E é maior ainda o porcentual dos que acreditam que ela será aprovada a tempo de entrar em vigor já em 2008. Dito isso, quem vai começar a rolar na cama é o contribuinte.

MEIO AMBIENTE

Gestão ambiental ameaçada de extinção
Quando criou o Instituto Chico Mendes, o governo argumentou que se tratava de uma ação para fortalecer a gestão ambiental. Era balela, como mostra a proposta orçamentária para 2008. Somadas as verbas que o Ibama e o novo instituto terão para o ano que vem, chega-se a 281 milhões de reais. Apenas 9% a mais do que o Ibama teve neste ano. Se a inflação ficar em 4%, como prevê o governo, o acréscimo real terá sido de minguados 5%. Ou seja, a conta do chá para a criação da nova burocracia.

As árvores da Vale
A Vale do Rio Doce mandou fazer um levantamento e descobriu um dado surpreendente: a empresa mantém 3 bilhões de árvores em suas reservas – uma área total de 2,3 milhões de hectares espalhados por vários estados. Dá umas dezesseis árvores para cada brasileiro.

ECONOMIA

Um porto que não congela
Dentro de três meses, a Sadia inaugura uma fábrica em Kaliningrado, na Rússia – a primeira da empresa no exterior. A Rússia é hoje o maior mercado da Sadia, depois do Brasil. Kaliningrado, situada na fronteira com a Lituânia, Polônia e com o Mar Báltico, conta com o único porto russo que não congela durante o inverno.

Mulher na capa, não

Em apenas uma semana, A Cidade do Sol, o novo livro de Khaled Hosseini, autor de O Caçador de Pipas, decolou para o alto da lista dos mais vendidos. Beleza. A história gira em torno de duas mulheres. Mas, na capa, nada de mulheres – apenas duas figuras pouco definidas. Foi a última imagem que a Editora Nova Fronteira pensou em estampar. Por quê? Pela experiência dos editores, figuras femininas na capa afugentam os homens, que passam a considerar o livro como sendo de "mulherzinha".


AVIAÇÃO

No ar e nas bolsas
A Líder, a maior empresa de aviação executiva da América Latina, vai abrir o capital na Bovespa. O terremoto nas bolsas fará atrasar um pouquinho o processo, mas a decisão está tomada.

LIVROS

Invasão espanhola
Os espanhóis continuam mirando o mercado de livros didáticos no Brasil. Seis anos depois de a Santillana comprar a editora Moderna, a Anaya, o segundo maior grupo editorial da Espanha, vai desembarcar no Brasil. Está fechando a compra de 51% da Escala Educacional.

COPA 2014

Final no Maracanã
Ainda é muito cedo para pensar nisso, mas tudo caminha para que a final da Copa 2014 seja realizada mesmo no Maracanã. Reservadamente, o assunto já foi objeto de conversas entre as cúpulas da Fifa e da CBF. A abertura da Copa ficaria, claro, com o Morumbi.

TELEVISÃO

O poder dos bispos
Está instalada uma pesada disputa dentro da Record pelo posto de diretor artístico e de programação. Na quinta-feira passada, Helio Vargas, que ocupava o cargo havia cinco anos, saiu. Bateu de frente com a turma da Universal. Era, junto com o diretor comercial, Walter Zagari, o único "leigo" na cúpula da emissora do bispo Macedo. O sucessor de Vargas deverá ser escolhido de dentro da igreja.

Com Ronaldo França e Marcelo Bortoloti
e-mail: ljardim@abril.com.br
Notas diárias em www.veja.com.br/radar – acesso livre



Foto Rogerio Montenegro

Arquivo do blog