Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 25, 2007

Cidade dos Homens, de Paulo Morelli

"Tu é bandido ou é comédia?"

Por mais difícil que seja escapar ao crime, Laranjinha
e Acerola não têm dúvida: quem é "comédia" tem vida
mais dura – mas pelo menos ela dura mais


Isabela Boscov

Fotos divulgação
Douglas, como Acerola, e Darlan, como Laranjinha, que no longa Cidade dos Homens brigam para crescer à sombra dos traficantes (no detalhe) sem se misturar com eles: uma história pessoal da miséria


VEJA TAMBÉM
Exclusivo on-line
Trailer

Descobertos nas favelas cariocas, Douglas Silva e Darlan Cunha têm uma trajetória ímpar no meio artístico brasileiro. Estrearam em 2000, aos 11 anos, encarnando os personagens Acerola e Laranjinha, no curta-metragem Palace II, que serviu de balão de ensaio a Cidade de Deus. Provaram-se no filme de Fernando Meirelles com papéis difíceis – Darlan como Filé com Fritas, que se envolvia numa cena brutal de execução; e Douglas como o explosivo Dadinho, que se transmutaria no bandido Zé Pequeno. Diante do sucesso de Cidade de Deus e do potencial dos dois, criou-se para eles a série Cidade dos Homens. Em suas quatro temporadas, de 2002 a 2005, o programa não só teve excelente audiência como se revelou uma das iniciativas mais inovadoras já bancadas pela Globo (em parceria com a produtora O2): uma crônica naturalista da vida no morro, transcorrendo sempre à sombra inevitável do tráfico, mas mantendo deste tanta distância quanto possível. O maior medo de Laranjinha e Acerola é o de serem cooptados pela bandidagem, algo que um mero vacilo pode acarretar – ou, ainda, o de que passem a considerar o crime um caminho. Inseparáveis e amigos a toda prova (e, nesse cenário, haja prova), Laranjinha e Acerola mantiveram um ao outro sãos e honestos e cresceram diante do público, da mesma forma que seus intérpretes. Essa têmpera, obtida na combinação de experiência pessoal com laboratório dramático, é um dos pontos altos do longa Cidade dos Homens (Brasil, 2007), que estréia nesta sexta-feira no país e que, pelo menos por um bom tempo, é o último que o espectador avistará dessa dupla memorável.

Planejado para ser a culminação da série e, ao mesmo tempo, prescindir dela para quem não a acompanhou, Cidade dos Homens flagra os dois adolescentes numa complicada passagem à vida adulta. Acerola engravidou a namorada, assumiu o filho e está na situação improvável de pai de família e guarda noturno. Laranjinha dirige uma mototáxi e prefere a variedade à monogamia. Como sempre nos morros cariocas, essa rotina será virada do avesso pela guerra entre Madrugadão (Jonathan Haagensen), chefe da "boca" local, e seu segundo em comando, Nefasto (o muito talentoso Eduardo BR). Esse argumento serve ao verdadeiro propósito do filme, o de trabalhar um mesmo tema psicológico por prismas diversos: a necessidade de "matar o pai", na metáfora freudiana, para que se encontre a própria identidade. É essa necessidade que move Nefasto, que registra numa conta pessoal todas as pequenas humilhações que Madrugadão inflige a ele. Paralelamente, Laranjinha procura seu pai, do qual ninguém fala, e aceita sem ressalvas o que este lhe conta sobre sua prisão – o que terá profundas repercussões sobre Acerola e sobre essa amizade.

Se Cidade de Deus era uma história social e cultural da miséria, Cidade dos Homens é a sua história pessoal. Troca-se aqui, então, o impacto ainda inigualável do filme de 2002 por um desenho em que o íntimo dos personagens é que está em evidência. O esforço do diretor Paulo Morelli nesse sentido vem desde a terceira temporada da série, na qual começou a introduzir papéis e temas que seriam necessários ao longa. Trata-se de um trabalho de entrosamento e delicadeza, no qual se pressente a preocupação genuína de toda a equipe com o futuro de Acerola e de Laranjinha, de Douglas e de Darlan e de todos os meninos que, por procuração, eles representam. Os dois atores, que são talentosos e tarimbados (entre os nomes que os dirigiram contam-se, além de Meirelles e Morelli, Kátia Lund, Philippe Barcinski, Roberto Moreira e Regina Casé), estão envolvidos em outros projetos e parecem ter uma carreira assegurada. Mas a tristeza que Cidade dos Homens deixa é a de constatar que a inteligência, o caráter e a energia que eles deram a Acerola e Laranjinha provavelmente não serão nem de longe o suficiente para garantir a esses dois personagens, e a garotos como eles, um destino capaz de prometer o mesmo tipo de realização.

Arquivo do blog