Entrevista:O Estado inteligente

domingo, setembro 30, 2007

Gaspari erra feio na conta e na cota

Elio Gaspari relata em sua coluna de hoje o que considera uma experiência bem-sucedida de cotas raciais. Escreve: “Falta pouco para a formatura da primeira turma de administração da Unipalmares, criada em 2003. São 160 alunos, 140 dos quais negros. Em março realizarão seu baile de formatura, com traje a rigor, no Jóquei Clube de São Paulo. É uma história de sucesso na qual não entrou dinheiro da Viúva, da igreja ou dos sindicatos. Desde sua fundação, pela ONG Afrobrás, ela se dispõe a ter 50% de alunos negros. (Contra 1,3% em São Paulo e 2,3% no Brasil.) Todos os seus vestibulares têm cerca de 80% de candidatos negros, com três inscritos para cada vaga. Hoje a Unipalmares tem 2.000 alunos, mais uma faculdade de Direito. (São Paulo tem 368 desembargadores, nenhum negro.) A mensalidade custa R$ 260, e a instituição mantém um inédito programa de emprego.” (íntegra abaixo ).

Com números certos ou errados, sou contra cotas. No caso do texto de Gaspari, há números errados — o que é muito comum nesses casos. Explico. A Unipalmares considera “negros” todos aqueles chamados “afrodescendentes” — e isso inclui os mestiços, que compõem o segundo grupo mais numeroso do Brasil no que diz respeito à cor da pele: só perdem para os brancos, que são a maioria. Segundo Gaspari, a Unipalmares se dispõe a ter 50% de alunos negros. E compara para nos chocar: eles seriam apenas 1,3% em São Paulo e 2,3% no Brasil. Digamos que esses números estejam certos (tenho dúvidas), observem: ele não põe na conta os mestiços. Entenderam? Um pardo é “negro” na Unipalmares (e isso é bom para ela), mas não é negro na USP (e isso é ruim para a universidade). O discurso racialista vive dessas distorções. O mestiço é pau pra toda obra. Se entrou na universidade sem o auxílio de qualquer maracutaia bolsista, vira branco; se não conseguiu passar no vestibular, vira negro e excluído.


Elio Gaspari

ZUMBI VAI BEM, OBRIGADO, NA UNIPALMARES Falta pouco para a formatura da primeira turma de administração da Unipalmares, criada em 2003. São 160 alunos, 140 dos quais negros. Em março realizarão seu baile de formatura, com traje a rigor, no Jóquei Clube de São Paulo. É uma história de sucesso na qual não entrou dinheiro da Viúva, da igreja ou dos sindicatos.
Desde sua fundação, pela ONG Afrobrás, ela se dispõe a ter 50% de alunos negros. (Contra 1,3% em São Paulo e 2,3% no Brasil.) Todos os seus vestibulares têm cerca de 80% de candidatos negros, com três inscritos para cada vaga. Hoje a Unipalmares tem 2.000 alunos, mais uma faculdade de Direito. (São Paulo tem 368 desembargadores, nenhum negro.) A mensalidade custa R$ 260, e a instituição mantém um inédito programa de emprego. Oito em cada dez alunos estão no mercado de trabalho, a maioria deles nos grandes bancos, que adotam salas de aula, oferecem bolsas, estágios e posições. Fora do mercado financeiro, só a Camisaria Colombo, onde funciona um sistema que dá 20% dos postos de trabalho a afrodescendentes. As aulas de inglês da universidade são dadas pelo curso Alumni.
Para que não se pense que essa experiência é uma iniciativa destinada a passar pó de arroz em jovens negros, o nome completo da escola é Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares.

Arquivo do blog