Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 04, 2007

Radar


Lauro Jardim

ARGENTINA

Lula ajuda Cristina,...
João Santana, o marqueteiro de Lula, foi convidado por Roberto Lavagna para trabalhar em sua campanha à Presidência da Argentina. Só que Lula pediu a Santana que recusasse o convite. Não quer problemas na sua relação com o casal Kirchner. Segundo as pesquisas, Lavagna, ex-ministro da Economia de Eduardo Duhalde e Néstor Kirchner, tem hoje 15% das intenções de voto para as eleições de outubro. Cristina Kirchner conta com o triplo disso.

...mas ela não o ajudará
Nem se imagine que Cristina Kirchner retribuirá qualquer gesto de boa vontade de Lula. Se eleita, vai trabalhar incansavelmente para diminuir o peso relativo do Brasil na América do Sul.

Lula mordeu a língua

Ricardo Stuckert/PR
Andre Luiz Mello/AE
Lula e Conde: Furnas nem a pau?

Nos últimos meses, não foram poucos os interlocutores que ouviram pessoalmente de Lula a peremptória afirmação: "Esse Conde não vai para Furnas nem a pau". Bem, na semana passada Luiz Paulo Conde foi para a presidência de Furnas depois de intensa pressão do PMDB sobre Lula. O presidente, ficou claro, cedeu às chantagens nada republicanas do PMDB. E abriu caminho para que outras sejam feitas.

GOVERNO

Ele tem a força
A autonomia para as nomeações do Ministério da Defesa, condição imposta por Nelson Jobim a Lula para aceitar o posto, inclui não apenas a presidência e as diretorias da Infraero mas também as superintendências regionais – hoje em mãos de petistas e sindicalistas ligados ao partido.

Em banho-maria
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, não aposentou a idéia de cortar o pescoço da diretoria da Anac. Mas avaliou que é melhor jogar a degola mais para a frente.

De fundamental importância
Mangabeira Unger tomou posse no fim de junho. Desde então, Lula não o recebeu uma só vez para despachos.

Estamos salvos
A propósito de Mangabeira, ele prometeu a Nelson Jobim um estudo sobre o futuro do setor aéreo brasileiro. Não resta dúvida: agora vai.

Lógica torta
Por incrível que pareça, a morte de ACM influiu na queda de Waldir Pires. Teve o efeito de apressá-la. Por razões sentimentais, Lula nunca quis deixar o incompetente Waldir Pires no sereno, para ser espezinhado pelo rival baiano.

ECONOMIA

Mais uma boquinha?
A Petrobras está estudando a criação de uma diretoria para cuidar de biocombustíveis. Roga-se que os partidos aliados não se assanhem muito.

A SulAmérica vai ao mercado
A SulAmérica prepara um megalançamento de ações no mercado – o maior já feito por uma seguradora no país. Quem lidera a operação são o UBS Pactual e o Unibanco.

Schin compra Devassa
Por 30 milhões de reais, a Schincariol comprou a carioca Devassa. Vai levar para casa duas fábricas, diversos bares e uma marca premium.

Eike e Evo
Eike Batista deu a volta por cima na Bolívia. Ele, que já foi chamado de usurpador e teve uma usina siderúrgica de 60 milhões de dólares inviabilizada naquele país, está em lua-de-mel com o governo Morales. Ainda neste mês, Eike e Evo Morales devem encontrar-se em La Paz. A tal usina permanecerá na Bolívia e Eike planeja novos investimentos por lá. O cupido foi o pai de Eike, o ex-ministro Eliezer Batista. A costura foi feita a partir de seu excelente trânsito com o ex-presidente Paz Estenssoro, que tem boas relações com Morales. No auge da briga com o boliviano, Eike contratou José Dirceu para resolver a pendência. Mas o ex-ministro fracassou.

Brincadeira cara
O TCU fechou uma auditoria sobre os brindes e relatórios anuais distribuídos pelo Banco do Brasil de 2002 a 2006. Entre agendas, calendários, canetas, porta-retratos e relatórios, o banco gastou 56 milhões de reais no período.

A Universal avança

Lumi Zunica
Macedo: templo de 10 milhões de dólares no Equador

De relance, é difícil reconhecê-lo. Mas o sujeito da foto, de poncho e chapéu, é Edir Macedo, abrindo mais uma de suas franquias – desta vez em Guaiaquil, no Equador, ao preço de 10 milhões de dólares. O chefe da Universal celebrou um culto para 6 000 fiéis no dia 29. Foi a última etapa das viagens que Macedo realizou para preparar sua biografia, a ser lançada em outubro. Antes, esteve na Argentina, onde as TVs locais já transmitem, em horários comprados, 66 horas semanais de programação da Universal.

BRASIL

Budismo perde espaço
A Justiça Trabalhista de São Paulo leiloará na quarta-feira o templo budista Zu Lai, o maior do país. Situado em Cotia, ele tem 20 000 metros quadrados e está avaliado em 4,2 milhões de reais. O lance mínimo é de 1,6 milhão de reais. A área vai a pregão por causa de uma dívida trabalhista contraída em 1990 pela Silcobras, a fábrica de silicones do empresário Pal Antal, que doou o terreno ao templo. A Justiça Trabalhista considerou que, sem o pagamento da dívida, a doação é ilegal.

FUTEBOL

Nas asas da TAM
Ricardo Teixeira tem dito reservadamente que, apesar do acidente, a TAM continuará a transportar a seleção brasileira mundo afora. Pelo menos até 2011, quando termina o contrato de exclusividade entre a companhia e a CBF.

Com Jan Theophilo. Colaborou Felipe Patury

e-mail: ljardim@abril.com.br




Arquivo do blog