Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Eliane Cantanhede - Dois coelhos

Eliane Cantanhede - Dois coelhos


Folha de S. Paulo
9/2/2006

Cresce a chance de Palocci deixar a Fazenda para coordenar a campanha de Lula à reeleição, como em 2002, e disputar o mandato de deputado federal pelo PT.
Um dos nomes cogitados para a Fazenda é o do senador Aloizio Mercadante, líder do governo no Senado, ligado diretamente a Lula e um dos dois pré-candidatos petistas ao governo de São Paulo, junto com a ex-prefeita Marta Suplicy.
Caso Lula decida trocar Palocci por Mercadante, pelo menos neste final de primeiro mandato, ele dará a garantia de que não haverá guinadas na política econômica e estará matando dois coelhos com uma cajadada só. Dois problemas a menos.
Palocci continua enrolado com essas coisas mal-explicadas que seus amigos e ex-assessores de Ribeirão Preto saem contando por aí, como Buratti, Poletto, Adermirson. Seria conveniente, digamos, que ele saísse da linha de tiro na campanha e se abrigasse depois num mandato.
No caso de Mercadante, o problema é a disputa em São Paulo. Lula preferiria o senador a Marta, até pela ligação mais próxima com ele -Mercadante foi seu assessor durante anos e entrou para a política por suas mãos. Mas, pelo "feeling" de Lula e pelas avaliações internas do Planalto, a ex-prefeita teria hoje mais votos no partido.
Em outras palavras, enquanto Mercadante suava a camisa driblando CPIs e crises em Brasília, a ex-prefeita passeava sua beleza e burilava sua campanha em São Paulo. Tem mais chances de obter a legenda.
A troca de Palocci por Mercadante seria, assim, uma saída honrosa para ambos, além de um alívio para Lula, que já vai ter muito o que explicar na campanha e precisa compatibilizar a reforma ministerial com os interesses do PT, do PSB, do PC do B e até do PMDB governista nos Estados.
A campanha de Lula para o público externo, via TV, rádio e jornais, vai muito bem. A questão, agora, é o público interno. E é aí que muitas vezes moram todos os perigos.

Arquivo do blog