Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Clóvis Rossi - Política x bom senso

Clóvis Rossi - Política x bom senso


Folha de S. Paulo
9/2/2006

Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da Transparência Brasil, encaminhou a seguinte carta ao presidente nacional do PMDB, Michel Temer:
"Dirijo-me a V. Excia., em nome do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil, para instá-lo a negar filiação partidária ao sr. Nelson Jobim caso venha a ser solicitada.
Entendemos que, dada a posição que ocupa como presidente do Supremo Tribunal Federal, a ambição eleitoral anunciada pelo sr. Jobim é incompatível com a necessidade de manter separação estrita entre a função judicial e a vida político-partidária.
Como é de conhecimento de V. Excia., não existe na legislação brasileira vedação à participação eleitoral de magistrados das cortes superiores. Não obstante, o conflito de interesses que se materializou com a simultânea condição do sr. Jobim enquanto presidente do STF e pretendente a candidato a eleições fere a separação entre os Poderes.
Entendemos que seria fundamental para a dissipação desse conflito a negativa, pelo PMDB, de filiação ao sr. Jobim".
Curto e nada grosso. Apenas estrito bom senso ou sentido comum, como você preferir, caro leitor.
Pena que:
1 - Tenha sido necessária essa manifestação de bom senso ou sentido comum, na medida em que Jobim apenas ontem exibiu esses predicados ao anunciar que não vai se candidatar. Até então, como é habitual no andar de cima, não parecia levar em conta esse tipo de elementos básicos, mas apenas seus próprios apetites político-eleitorais.
2 - A intervenção tenha partido de uma organização da sociedade civil, à margem do universo político, embora a TB exponha sentimentos e valores que deveriam fazer parte do DNA de todo e qualquer partido político, de toda e qualquer autoridade. Menos no Brasil, fato que a tardia desistência de Jobim não chega a alterar fundamentalmente.

Arquivo do blog