Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Site reúne dados sobre 192 países



Karine Rodrigues
O Estado de S. Paulo
15/2/2007

Ibge lança sistema com informações demográficas, econômicas e geográficas sobre membros da ONU

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ibge) lançou ontem um portal virtual que reúne informações demográficas, econômicas e geográficas de todos os 192 membros da Organização das Nações Unidas (ONU), além de permitir a elaboração de rankings. Além disso, o site também dá a situação de cada país em relação às Metas do Milênio - compromissos para melhoria de indicadores sociais que devem ser cumpridos até 2015.

Inicialmente pensado para atender a uma demanda dos estudantes, o “Países@” acabou tomando uma forma ideal para qualquer tipo de público, seja aqui ou no exterior.

Para navegar no portal, basta entrar no site do ibge , escolher a opção “Países@”, no lado esquerdo da página, e clicar no mapa-múndi apresentado na tela. Com isso, o internauta tem acesso a seis temas: população, indicadores sociais, economia, redes (telefone e internet), meio ambiente e objetivos do milênio. Além dos números, há mapas, fotografias e a bandeira dos países, uma solicitação freqüente em trabalhos escolares. Todas as informações vêm com a citação das fontes e links, que direcionam para a origem dos dados.

SISTEMA INÉDITO

“Não existe no Brasil e nem lá fora nenhum site que tenha todos os tipos de dados encontrados no Países@. Por isso, vamos produzir também uma versão em inglês”, explicou Edna Campello, coordenadora de Projetos Especiais do Centro de Documentação e Disseminação de Informações do ibge, observando que o canal vai ser atualizado de forma sistemática. O usuário vai encontrar também um link para o portal Google Maps, onde é possível ver o relevo dos países por meio da imagem de satélites e verbetes históricos, que trazem dados como a origem do nome do país. “Vamos incluir também fatos recentes. No caso da Somália, por exemplo, há referência às milícias que se estabeleceram no país”, detalhou Marco Santos, coordenador de projetos do ibge.

Arquivo do blog