Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Ano do porco ou ano do cão? - Vinícius Torres Freire



Artigo
Folha de S. Paulo
28/2/2007

Ano do porco chinês começa com onda de pânico, que vai continuar se a economia real dos EUA entrar no ano do cão

ATIRAR PRIMEIRO e perguntar depois é uma regra de bolso dos investidores diante do pânico financeiro. Quando o mercado derrete, importa conter perdas e fugir do risco maior. Causas fundamentais e teorias ficam para depois. Quando o tsunami chinês surgiu, na Bolsa de Xangai, fugiu-se da praia para a montanha. Só. Não há explicação econômica para o espraiamento imediato do caos.
Mas o que detonou o pânico na China? Além do contágio chinês, há motivos que podem induzir investidores globais a adotar atitudes ainda mais defensivas e fugir do risco?
Aliás, lembre-se: fuga do risco significa também fuga do Brasil. Há motivos para novas quedas nos mercados? Em tese, sim. A Bolsa chinesa é instável, nova e está contaminada por especulação primitiva e negociatas. Os americanos, por sua vez, temem calotes no mercado imobiliário, o PIB em baixa e a inflação alta. Enfim, há indícios de valorização exagerada de ativos financeiros no mundo todo.
Mas, se a crise nos mercados continuar, será por causa do efeito da bolha chinesa sobre os EUA? Ou devido à multiplicação de sinais de estresse nas finanças e na economia real dos EUA, com seus efeitos inevitáveis sobre a China e o planeta?

China x EUA
Os ocidentais menos ignorantes sobre a China diziam ontem que o pânico nas Bolsas chinesas começou com boatos. O governo estaria para adotar medidas contra a hiperatividade financeira no país. Haveria imposto de 20% sobre ganhos de capital. Limites para investir em ações com dinheiro emprestado. Juros mais altos. Para uma Bolsa que cresceu 130% em 2006, com uma clientela de varejo e inexperiente, o rumor indicou que viria um breque feio na especulação e nos preços das ações.
Nos EUA, persiste a ansiedade sobre o risco de ruína no mercado imobiliário. Muita gente com histórico de crédito "abaixo do ideal" foi incentivada a tomar empréstimos imobiliários, antes baratos. Está dando calotes. E daí?
Os empréstimos imobiliários são agregados e vendidos como títulos de investimento. Pode-se investir em diversos tipos de títulos lastreados em pagamentos de prestações imobiliárias. As empresas de financiamento imobiliário vendem os empréstimos para bancos, que os revendem na forma de títulos para investidores, fundos etc.
Quando o nível de calote precoce sobe, os bancos devolvem empréstimos ruins para as empresas de financiamento imobiliário, que começam a quebrar. Mas os bancos também perdem, pois emprestaram dinheiro para essas mesmas imobiliárias quebradas. Quem investiu em títulos imobiliários perde. Quem comprou ações de empresas do ramo perde. Por fim, fundos montaram operações exóticas com tais títulos imobiliários e ninguém sabe o tamanho do rolo.
Sinais amarelos acenderam. O custo do seguro para investimentos de risco sobe. Os juros futuros nos EUA estão em um nível que costuma indicar risco de recessão. A inflação não cede. Há incerteza sobre a desaceleração da economia. Ontem, divulgou-se que as encomendas de bens duráveis para a indústria caíram o dobro do previsto. Que o preço das casas caiu em 2006, o que derruba ainda mais o mercado imobiliário e ajuda a estressar o sistema de crédito. E não se sabe se as grandes empresas vão continuar com os lucros crescentes dos últimos três anos -se os lucros caem, cai o interesse pela Bolsa.
Se os EUA crescerem menos, haverá problemas para a China, que exporta muito para os americanos. Se os investidores acharem que há crise real nos EUA, a China terá sido só um bom pretexto para o início da fuga de ativos de risco.
O que vai ser do mercado hoje? A resposta mais comum e sábia, apesar de aparentemente idiota, é que a situação só ficará ruim se piorar.

Arquivo do blog