Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, maio 26, 2006

Lucia Hippolito na CBN:Como está o jogo


 

"A pesquisa Datafolha sobre as eleições em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, divulgada ontem, reforça a idéia de que a eleição ainda não "mordeu" o eleitorado.


Com exceção de Minas Gerais onde, pelo visto, o governador Aécio Neves corre o risco de ser proclamado imperador.


Lá, Aécio tem 72% das intenções de voto, a menor taxa de rejeição entre todos os concorrentes, 7%, e o número de eleitores indecisos, ou que vão votar em branco ou anular o voto não passa de 16%.


Já no Rio de Janeiro, o senador Sérgio Cabral aparece em primeiro lugar, com 35% das intenções de voto, seguido pelo senador Marcelo Crivella, com 18%.


Mas o número de indecisos, votos brancos e nulos é bastante alto, 25%. Sinal de que os eleitores do estado ainda não estão convencidos de que será esta a disputa principal do primeiro turno.


Sinal também de que o desempenho da governadora Rosinha Matheus não está convencendo boa parcela do eleitorado.


Nunca é demais lembrar que, em 2002, Rosinha foi eleita no primeiro turno.


O que ajuda o senador Sérgio Cabral é sua baixa taxa de rejeição. Enquanto Crivella lidera a rejeição no estado, com 26%, Sérgio Cabral é rejeitado por apenas 12% do eleitorado.


Finalmente, em São Paulo, o ex-prefeito José Serra perdeu alguns pontos em relação à pesquisa anterior, muito em razão dos acontecimentos da semana passada. Afinal, São Paulo tem 12 anos de governo tucano, e o caos na segurança pública não podia deixar de respingar em Serra.


Além disso, alguns eleitores da capital também negaram apoio ao ex-prefeito. Seqüelas da saída de Serra da Prefeitura, apenas um ano depois de assumir. Em relação à última pesquisa, Serra chegou a cair 11 pontos percentuais na cidade de São Paulo.


Mas mesmo com tudo isso, Serra continua liquidando a fatura no primeiro turno, pois tem entre 52 e 56% das intenções de voto. Já Aloísio Mercadante oscila entre 15 e 17%. E os dois estão muito distantes do segundo pelotão.


Os eleitores paulistas que ainda estão indecisos, ou preferem votar nulo ou em branco situam-se entre 19 e 21%, índice bem próximo da média nacional, que o Datafolha situou entre 14 e 17%.


Serra se beneficia também de uma baixa rejeição, apenas 14%, contra 28% do senador Mercadante.


Foi dada a partida. Com o mês de junho e as convenções partidárias se aproximando, a eleição vai começando a entrar na ordem do dia.


Depois da Copa do Mundo, naturalmente."

Enviada por: Ricardo Noblat

Arquivo do blog