Entrevista:O Estado inteligente

sábado, maio 27, 2006

Duda fez e continua fazendo

VEJA

Ele está em todas

Denunciado, Duda Mendonça põe amigos
nas campanhas de Lula e estrelas do PT


Otávio Cabral


Fotos Gustavo Miranda/Ag. O Globo, Celso Junior/AE, Ed Ferreira/AE, Bruno Spada/Ag. Brasil/divulgação e Ana Araujo
Duda: atuando só nos bastidores porque virou "peso impossível de carregar"

O publicitário Duda Mendonça, quando disse à CPI dos Correios que foi obrigado a abrir sua primeira conta no exterior para receber 10 milhões de reais do valerioduto, contou duas mentiras à platéia. A primeira já foi desmascarada: Duda é um veterano de contas não declaradas no exterior. Tinha pelo menos cinco, conforme se descobriu. A segunda mentira é que, supostamente decepcionado com a falta de assepsia na política, não voltaria a trabalhar com marketing eleitoral. Pois bem. Passados nove meses de seu depoimento à CPI dos Correios, Duda Mendonça está atuando em diversas campanhas de candidatos do PT. Seus sócios, funcionários ou antigos colaboradores estão em vários postos, com destaque para a campanha reeleitoral de Lula, agora sob os cuidados de João Santana, o "Patinhas", sócio de Duda até 2003 e ainda hoje um de seus melhores amigos. Ficou tudo em casa.

O pronunciamento que Lula fez no dia 1º de maio, por exemplo, foi produzido por João Santana, mas exibido a Duda Mendonça antes de ir ao ar em cadeia nacional de rádio e televisão. O publicitário Edson Barbosa, outro ex-sócio de Duda que deve ser incorporado à campanha reeleitoral de Lula, hoje cuida dos programas televisivos do PT. Um dos últimos, exibido há pouco mais de um mês, Edson Barbosa também mostrou previamente ao mestre. Numa conversa recente com publicitários em Salvador, Duda revelou que quer acompanhar de perto três candidatos, além do presidente Lula. Um é Jaques Wagner, que concorre ao governo da Bahia e cujo publicitário na linha de frente será o mesmo Edson Barbosa. Outro é Humberto Costa, que tenta o governo de Pernambuco. Sua campanha ficará a cargo do publicitário Augusto Fonseca, que atuou com Duda na campanha reeleitoral fracassada de Marta Suplicy à prefeitura de São Paulo. O terceiro candidato que ficará sob aconselhamento de Duda é o senador Aloizio Mercadante, que concorre ao governo paulista. À frente estará o publicitário Dante Matiussi, que também já trabalhou com Duda em duas campanhas petistas em 2004.

Os três candidatos do coração de Duda, como se vê, terão seus próprios publicitários, mas atuarão sob a batuta do mestre. Os laços são ainda mais amplos. A produtora da campanha de Lula, por exemplo, será a Malagueta, cujo dono é Giovani Lima e da qual Duda é ex-sócio. Giovani, além de Lula, está negociando para trabalhar na campanha de Vladimir Palmeira, candidato petista ao governo do Rio de Janeiro. Denunciado por lavagem de dinheiro e evasão de divisas, Duda não pode aparecer. "Se eu contratasse o Duda teria de passar a campanha explicando as denúncias contra ele. É um peso impossível de carregar", diz um candidato a governador amigo do marqueteiro. A moda segue: Duda fez, e continua fazendo.


Palmeira, o braço carioca: Duda escalou seu ex-sócio Giovani Lula: o novo marqueteiro é João Santana, com palpites de Duda Mercadante: campanha ao governo nas mãos de Matiussi

Costa, de Pernambuco: o marqueteiro é Fonseca, o ex de Marta Wagner: com publicitário próprio, mas ajuda de Duda

Arquivo do blog