Entrevista:O Estado inteligente

sábado, maio 27, 2006

A bancada de José Dirceu

VEJA
A última de Zé Dirceu

Agora, ele negocia a venda da Varig
com milionário russo para pegar uma
comissão – e financiar a própria bancada


Otávio Cabral 

Fabio Motta/AE
O deputado cassado: "Dirceu vai conseguir trazer dinheiro de Moscou para o PT", ironiza um petista


O ex-ministro e ex-deputado José Dirceu, seis meses depois de ter o mandato cassado sob a acusação de comandar o esquema do mensalão, está de volta à política como ele a entende – trabalha para obter dinheiro para sustentar campanhas eleitorais. No início deste mês, Dirceu teve três – nem um, nem dois, mas três – encontros com o enroladíssimo magnata russo Boris Berezovsky, dono de uma fortuna avaliada em 10 bilhões de dólares. De acordo com um petista familiarizado com os negócios de Dirceu, o principal assunto entre o ex-deputado e Berezovski foi a Varig. O magnata russo vive exilado em Londres para fugir dos processos que sofre na Rússia por contrabando e lavagem de dinheiro e até da suspeita de ter cometido um assassinato. Seu fundo de investimento teria 1 bilhão de reais já destinado à compra da Varig. O papel de Dirceu, ainda segundo esse petista, é convencer o governo brasileiro a colocar 100 milhões de reais na transação por meio do BNDES. Se a influência de Dirceu no BNDES ainda for forte como costumava ser, há chance de o negócio prosperar.

"Finalmente o Dirceu vai conseguir trazer dinheiro de Moscou para o PT", ironiza o deputado petista que relatou a história. Os três encontros de Dirceu com Berezovsky ocorreram nos dias 2, 3 e 4 de maio, todos numa mansão no bairro do Pacaembu, em São Paulo, cedida pelo empresário Renato Duprat, que virou celebridade depois de levar à falência o grupo Unicor, empresa de planos de saúde. A idéia de Dirceu, conforme comentou com um interlocutor, é arrancar uma comissão de uns 20 milhões de dólares intermediando o negócio da Varig e, com isso, financiar a eleição de sua bancada. Isso mesmo: Dirceu está arrecadando dinheiro para eleger sua própria bancada. Nos seus planos, pretende financiar a campanha de dez candidatos à Assembléia Legislativa de São Paulo e onze candidatos a deputado federal, entre os quais figuram João Paulo Cunha, o dos 50.000 reais do valerioduto, e Angela Guadagnin, a passista do mensalão . Sem mandato, com seus direitos políticos cassados até 2015, e sem caneta para fazer nomeações, Dirceu aposta na eleição de amigos muito próximos para manter a influência no governo e dentro do PT.

No governo, o trânsito de Dirceu continua desimpedido. Antes do encontro nacional do PT, um mês atrás, no qual foi liberada a farra de alianças com os partidos mensaleiros, Dirceu esteve com o presidente Lula, na Granja do Torto. Discutiram a estratégia que deveriam adotar no encontro petista. Há duas semanas, Dirceu voltou a falar longamente com Lula, mas, dessa vez, o diálogo foi por telefone, e nada se sabe dele. O interesse de Dirceu na Varig, porém, já se espalhou pelo governo. Como vive exilado em Londres, fugindo de processos em sua terra natal, Berezovsky tem demonstrado interesse em mudar-se para o Brasil. Ele já deu o primeiro passo quando se tornou investidor do grupo MSI, que controla o futebol do Corinthians. Com os negócios, trouxe também suas suspeitas de maracutaias. Um dia depois de se reunir pela última vez com Dirceu, o magnata russo foi interrogado durante oito horas por dois procuradores do Ministério Público que investigam irregularidades financeiras na gestão do Corinthians pela MSI. Encerrado o depoimento, voltou para Londres em seu jato particular. Se depender de Dirceu, o russo estará de volta em breve nas asas da Varig.

A bancada do Zé  

Cassado por comandar o mensalão, José Dirceu agora tenta criar uma nova maneira heterodoxa para manter alguma influência no PT e dentro do governo – o financiamento particular de campanha. Seu plano é conseguir dinheiro para ajudar nas campanhas de pelo menos onze deputados amigos. Confira a lista completa

 

MAURÍCIO RANDS (PT-PE)
Foi um dos líderes do governo na CPI dos Correios. Sua função era atrapalhar as investigações  

PAULO PIMENTA (PT-RS)
Teve que deixar a CPI do Mensalão após usar lista apócrifa de Valério contra os oposicionistas
LUIZ SÉRGIO (PT-RJ)
Ficou marcado por discursar em defesa da absolvição dos mensaleiros em todos processos de cassação  
DEVANIR RIBEIRO (PT-SP)
Amigo do presidente Lula e linha de frente da defesa dos petistas mensaleiros, é assíduo no Alvorada  
ANGELA GUADAGNIN (PT-SP)
Passista da pizza, foi condenada a devolver 10 milhões de reais por fraudes quando prefeita  
EDUARDO VALVERDE (PT-RO)
Ficou famoso por agredir a senadora Heloísa Helena quando Daniel Dantas depunha na CPI dos Correios  
JOÃO PAULO CUNHA (PT-SP)
Ex-presidente da Câmara, embolsou
50 000 reais do valerioduto, mas acabou absolvido  
JOSÉ MENTOR (PT-SP)
Engavetou a CPI do Banestado, recebeu 120 000 reais do valerioduto e escapou de perder o mandato  
PROFESSOR LUIZINHO (PT-SP)
Livre de cassação, foi acusado de dizer a fregueses de restaurante: "Vocês pagam minha conta"  
PAULO ROCHA (PT-PA)
Sacou 920 000 reais de Valério e, com medo de ser cassado, renunciou  
RICARDO ZARATTINI (PT-SP)
Como Dirceu, foi trocado pelo embaixador dos EUA seqüestrado em 1969

Fotos Lindomar Cruz, José Cruz/Abr/Celso Junior, Roberto Castro,
Helvio Romero, Ed Ferreira, Jose Paulo Lacerda, Dida Sampaio/AE

Arquivo do blog