Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, junho 17, 2005

Descontruindo o discurso de José Dirceu

BLOG Ricardo Noblat

* "Quero agradecer a Maria Rita, minha esposa, que sempre está ao meu lado, todos esses anos". (Da semana passada para cá, o ministro foi alvo de notas publicadas em jornais e de informações que circularam na internet dando conta do fim do seu casamento. Maria Rita estava ao lado dele no salão leste do Palácio do Planalto.)
* "Vou também voltar como militante-dirigente ao PT que é, na verdade, a minha vida. Vou voltar para junto, ao lado, e apoiando o presidente Genoíno."

(José Dirceu não voltará ao PT apenas como militante - por mais importante que seja ou possa ser. Ele sublinhou que voltará como militante-dirigente. Ele é presidente licenciado do cargo desde que foi para o governo. Nada mais natural que reassuma o cargo. Seria também uma saída honrosa para Genoino, alvo de denúncias do deputado Roberto Jefferson.)
* "Vou mobilizar o PT para dar o combate àqueles que querem interromper o processo político democrático, e querem desestabilizar o governo do presidente Lula."
(Aqui, José Dirceu retoma o discurso que o PT ensaia desde que estourou o escândalo dos Correios - e desde que a oposição começou a pedir uma CPI para investigá-lo. O PT insistirá na tese de que está em curso uma tentativa de interrupção do processo democrático. Um golpe, portannto. É uma tese sem pé nem cabeça. Não há uma só força política com o mínimo de expressão no país que queira em um golpe ou que aposte nele. Maluquice.)
* "Todos aqui sabem que eu sempre sonhei em governar o Brasil ao lado do presidente Lula, e vou continuar governando o Brasil como deputado e como dirigente do PT. Não me considero fora do governo, me considero parte integrante do governo. O governo do presidente Lula é a minha paixão, é a minha vida".
(Quer dizer: José Dirceu não está nem um pouco disposto a sair do primeiro plano da cena política nacional. Quer continuar influindo nos rumos do governo "que é a paixão" dele e a própria "vida". Lula livrou-se de um auxiliar que se tornara incômodo. Ganhará um aliado que o incomodará por outros meios e com mais liberdade.)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog