Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, junho 23, 2005

Lucia Hippolito : A face mais bonita da esquerda

blog Ricardo Noblat

"Só quem viveu sob a ditadura militar pode compreender inteiramente o que se passou ontem à tarde na Câmara dos Deputados. Foi coisa da velha geração, da geração 68.
A volta do deputado José Dirceu à Câmara foi precedida de declarações de inocência, vocabulário bélico, convocação da militância e pintura de guerra.
Só podia dar no que deu. Pancadaria na Câmara. Dirceu fez um discurso de primeiro-ministro demitido, que volta ao Parlamento. Mas ele nem era primeiro-ministro nem foi demitido, embora tenha saído do governo contra sua vontade.
O duelo possível não aconteceu. O grande oponente de José Dirceu não foi o agressivo e teatral Roberto Jefferson.
Para surpresa de muitos, sobretudo para os que não viveram aqueles anos de chumbo, foi do passado de José Dirceu que surgiu seu mais formidável adversário: o magro, doce e elegante deputado Fernando Gabeira.
Com a autoridade de quem partilhou um pedaço do passado de José Dirceu, Gabeira ergueu-se como seu principal acusador. Passado de esquerda? Gabeira também tem. Guerrilheiro? Gabeira também foi. Preso e torturado? Gabeira foi mais. Exilado? Foram os dois. E mais: Fernando Gabeira foi um dos principais participantes do seqüestro do embaixador americano, cuja libertação foi trocada por um grupo de presos políticos, entre os quais José Dirceu.
Ontem no plenário da Câmara a esquerda brasileira mostrou sua face mais bonita: a face docemente vincada do deputado Fernando Gabeira. Uma esquerda moderna, solidária, contemporânea, livre do ranço, da truculência do stalinismo, uma esquerda preocupada com o meio ambiente, com a ética na política, com a proteção às minorias.
No meio daquela anarquia da militância aparelhada e irracional, a acusação mais violenta, mais dura e mais serena ao deputado José Dirceu e ao governo do PT veio pela voz do deputado Gabeira.
Fernando Gabeira lamentou não fazer a acusação frente a frente com José Dirceu, porque este lhe recusou o aparte e se retirou do plenário. Num aparte que lhe concedeu o líder do PFL, Gabeira acusou José Dirceu e o governo do PT de três graves crimes: crime contra a democracia, por corromper parlamentares através do pagamento de mensalão. Crime contra a humanidade, por causar a morte de indiozinhos em reservas, como resultado da incompetência do governo petista. E crime contra o planeta, porque o PT se meteu na Amazônia e participou da derrubada de parte da floresta ou permitiu que o desmatamento fosse o mais devastador dos últimos 20 anos.
Na verdade, o que houve ontem na Câmara foi um choque de visões. Gabeira olha para o futuro, enquanto Dirceu não se livra de seu passado."
e

Nenhum comentário:

Arquivo do blog