Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, junho 20, 2005

Dilma na Casa Civil não é uma boa. Nem Delúbio onde está

BLOG Ricardo Noblat

Por Murillo de Aragão e Cristiano Noronha, analistas políticos da empresa de consultoria Arko Advice:
* "Dilma na Casa Civil não é uma boa opção política
Existe um ponto em comum entre José Dirceu e Dilma Rousseff. Ambos são considerados arrogantes e mal-educados por seus interlocutores em Brasília. Aliás, o desprezo de Dilma para com os integrantes da base política custou-lhe uma derrota no Senado. No dia 12/04, a Comissão de Infra-estrutura rejeitou, por 12 votos a 11, a indicação de José Fantine para a direção-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A saída de Dilma Rousseff do Ministério das Minas e Energia deverá ser motivo de grande alegria para muitos empresários e burocratas. Especialmente do setor privado e na Petrobrás. Com seu jeito truculento de administrar, Dilma causava perplexidade.
Sua chegada à casa Civil pode agregar energia ao processo. Mas terá que mudar seu estilo, sob pena de gerar conflito com outros ministros.
Aparentemente, a escolha de Dilma Rousseff, caso se concretize, tem o dedo de José Dirceu, com quem ela tem grande afinidade.
Outra conseqüência é a necessidade de Lula reforçar a coordenação política. Pelo seu perfil, Dilma não tem o traquejo necessário para as delicadas negociações.

* Cúpula do PT continua errando
A saída de Dirceu alivia a crise e permite um recomeço para Lula. Já a manutenção de Delúbio Soares e de Silvio Pereira em seus cargos na direção do PT é um grave erro. Ambos deveriam, no mínimo, pedir licença, para deixar o partido mais leve.
Permitir que Delúbio e Silvinho continuem com funções executivas em meio ao mar de suspeita em torno de ambos é uma imprudência que Lula não deveria permitir.
Outro grave erro do partido foi o de não colocar em discussão o adiamento do PED – Processo Eleitoral Direto de escolha do novo presidente. Seria uma forma de evitar novas confusões políticas. No momento em que o partido necessita mostrar união, há um evento que pode expor e aprofundar ainda mais as fissuras do PT."

Nenhum comentário:

Arquivo do blog