Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, junho 29, 2005

Cunhado de Gushiken fatura mais com estatais

Cunhado de Gushiken fatura mais com estatais

Carlos Marchi
O Estado de S. Paulo
29/6/2005

As revistas especializadas Investidor Institucional e Investidor Individual, da Ponto de Vista Editorial, do jornalista Luis Leonel, quase dobraram as receitas decorrentes de propaganda de empresas estatais depois que o cunhado de Leonel, o ministro Luiz Gushiken, assumiu a Secretaria de Comunicação da Presidência, no início de 2003. A editora reconheceu ontem, em nota, que os anúncios de empresas estatais representavam 26% da publicidade total das revistas até fim de 2002; em 2003 e 2004 passaram a representar 47,36%% e 45,45%, respectivamente.
Leonel não quis falar à imprensa ontem e distribuiu uma longa nota para explicar sua relação com Gushiken. A nota não fala nos parentescos que pontuam a relação de Leonel com Gushiken, mas o jornalista disse ao Estado que Renata, a irmã de Gushiken, trabalha na parte administrativa da empresa há 10 anos e que sua irmã, Elizabeth Leonel Ferreira, é casada com o ministro. Mas ele insistiu que "o parentesco não tem nada a ver com os anúncios".

SEM PODER

A Secretaria de Comunicação e Governo, por meio da sua assessoria de imprensa, informou que Gushiken não tem poder de influência nas contas de publicidade das empresas estatais. Os critérios para a escolha das revistas do empresário Luis Leonel, cunhado de Gushiken, como anunciantes dos Correios, Caixa Econômica Federal, Petrobrás e Banco do Brasil teriam sido definidos pelas próprias empresas e agências contratadas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog