Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 18, 2006

Para abraçar a causa verde

Para abraçar a causa verde


Camila Antunes


DA INTERNET
Calcule sua emissão de carbono

É difícil e incômodo seguir a maioria das recomendações dos ecologistas. Quem topa parar de comer carne? Quem pode ir para o trabalho de bicicleta? Esse é o motivo pelo qual uma campanha razoável tomou força nos Estados Unidos. Trata-se da dieta do carbono.

Seu objetivo é estimular pequenas alterações na rotina, a fim de reduzir em até 75% as emissões per capita de gases que provocam o efeito estufa, como o metano e o dióxido de carbono, dois fortes poluentes que contêm carbono na composição. É possível medir, em quilos de carbono, a agressão causada por várias atividades humanas (técnicos da ONU utilizam para tanto a unidade de carbono equivalente, ou CO2e). Desde a energia gasta para aquecer o chuveiro elétrico até a poluição emitida numa viagem de carro, tudo resulta num rastro de fumaça. Dessa forma, ambientalistas conseguem calcular o impacto ambiental de alterações simples no cotidiano, como reduzir o tempo de banho de dez para cinco minutos. Com o auxílio da lista que segue, estabeleça sua meta e comece a dieta do carbono. A adaptação da campanha à realidade brasileira foi realizada pela ONG Iniciativa Verde a pedido de VEJA.

1º PASSO
Calcule suas emissões anuais de carbono ou tome por base a média de 7 000 quilos de carbono equivalente (CO2e), estimada pela ONG Iniciativa Verde como a que melhor reflete os hábitos das pessoas que vivem nas cidades

2º PASSO
Confira o que você pode fazer pela natureza e estabeleça uma meta razoável para minimizar a sua agressão. As sugestões estão agrupadas conforme o impacto que têm.

* Para saber detalhes da metodologia empregada, acesse o site www.iniciativaverde.com.br

Como e quanto você pode ajudar

Para reduzir em cerca de 50% as emissões
de gases que causam o efeito estufa

Considerando que o brasileiro roda de carro, por ano, 12 000 quilômetros, é possível cortar pela metade a sua poluição. Eis como:

• Trocar o carro a gasolina por um modelo bicombustível e abastecê-lo somente com álcool (ou comprar um modelo a álcool)
Redução anual nas emissões de poluentes:
3 000 quilos de CO2e

• Manter velocidade de 100 quilômetros por hora nas estradas. Quando se dirige a 120 quilômetros por hora, o carro queima 15% mais combustível
Redução anual nas emissões de poluentes:
3 800 quilos de CO2e

Para reduzir em cerca de 5% as emissões
de gases que causam o efeito estufa

A dieta do carbono tem algumas regras duras. Mas, como o fim compensa, tente realizar algumas destas mudanças de hábito:

• Usar ventiladores, no lugar do ar-condicionado, contra o calor
Redução anual nas emissões de poluentes:
340 quilos de CO2e

• Deixar o carro na garagem duas vezes por semana. Nessas ocasiões, sair de casa de ônibus, metrô ou carona
Redução anual nas emissões de poluentes:
320 quilos de CO2e

• Comer carne uma vez por semana – não três vezes, que é a média do brasileiro. Em gramas, deve-se cortar o consumo de 670 para 220 gramas. A lógica por trás dessa sugestão é conter o desmatamento para a pecuária, atividade que emite muito CO2
Redução anual nas emissões de poluentes:
380 quilos de CO2e

• Levar as compras de feira e de supermercado em sacolas reutilizáveis
Redução anual nas emissões de poluentes:
380 quilos de CO2e

Para reduzir em cerca de 1% as emissões
de gases que causam o efeito estufa

As atividades abaixo relacionadas não requerem muito esforço e representam redução de cerca de 1% na sua agressão. Procure realizar o maior número delas:

• Tirar da tomada oito aparelhos que puxam a energia em stand-by. Na lista entram aparelho de som, microondas, DVD, computador, impressora, carregador de celular, cafeteira e telefone sem fio
Redução anual nas emissões de poluentes:
53 quilos de CO2e

• Separar papel para reciclagem
Redução anual nas emissões de poluentes:
70 quilos de CO2e

• Trocar duas lâmpadas de 60 e 75 watts por duas de 13 e 19 watts respectivamente
Redução anual nas emissões de poluentes:
51 quilos de CO2e

• Cortar o tempo de banho de dez para cinco minutos
Redução anual nas emissões de poluentes: 30 quilos de CO2e

• Configurar o computador para entrar em modo de espera após dez minutos de inatividade
Redução anual nas emissões de poluentes: 42 quilos de CO2e

Ele vai de patinete para o trabalho

Fabiano Accorsi


Os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo acostumaram-se ao modo peculiar como o professor de patologia Paulo Saldiva, 52 anos, chega para dar aula: de bicicleta ou patinete. Ele restringiu o uso do carro aos fins de semana e às saídas à noite. Algumas vantagens que ele aponta em andar sobre rodinhas:

• O ar é menos carregado. "A poluição dentro do carro chega a ser 30% maior, pois ela fica mais concentrada", explica Saldiva, que também é diretor do laboratório de poluição da USP

• É mais rápido. O trecho entre sua casa e a faculdade, em que gasta 35 minutos de carro, é feito em 25 minutos de patinete e em dezoito de bicicleta.

• Ajuda a manter a forma física. "Emagreci 20 quilos depois que comecei a pedalar diariamente", diz Saldiva, que percorre entre 10 e 20 quilômetros, dependendo do campus onde tem de dar aula

Arquivo do blog