Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 18, 2006

Ecologia à mesa

Ecologia à mesa

Lailson Santos

O casal Ismar Rachmann, 29 anos, e Viviane Dias, 31 (foto), busca ser ecologicamente correto principalmente nos hábitos que se referem à alimentação.

• Os dois eliminaram todo tipo de carne do cardápio. "A criação do gado vem se estendendo, ocupando áreas de mata nativa e esgotando o terreno para outras produções, como a agricultura", diz Viviane. Ela é vegetariana desde os 16 anos e passou o hábito ao namorado.

• Eles compram tudo o que comem na feira, duas vezes por semana. "Além de os alimentos serem mais saudáveis, é uma forma de incentivar os agricultores locais, que produzem sem prejudicar o meio ambiente", diz Ismar. No supermercado, eles compram apenas produtos de limpeza e higiene.

• O casal aponta uma diferença entre os produtos industrializados e os vendidos a granel (ou sem embalagem): "O processo não industrial gasta menos papel e plástico, produzindo menos lixo. Além disso, é preciso menos gasolina para transportar o alimento do campo para a feira, em comparação com os produtos que antes são levados à fábrica", diz Viviane.

Quantas árvores pagam sua dívida

Árvores absorvem dióxido de carbono (CO2) para crescer. Por esse motivo, plantá-las é uma forma de compensar os danos à natureza. Especialistas consultados por VEJA calcularam quantas árvores deveriam ser semeadas para neutralizar algumas atividades do cotidiano.

Para manter um laptop ligado oito horas por dia, ao longo de um ano: 1 árvore

Para manter uma televisão ligada seis horas por dia, ao longo de um ano: 1 árvore

Para manter o ar-condicionado ligado oito horas por dia, ao longo de um ano: 7 árvores

Para iluminar os postes de um quarteirão, ao longo de um ano: 11 árvores

Fonte: Max Ambiental

Com reportagem de Marcos Todeschini

Arquivo do blog