Entrevista:O Estado inteligente

domingo, novembro 12, 2006

AUGUSTO NUNES Sete Dias



O Saci, a jabuticaba e o comunista

A invenção da Dança da Pizza, apresentada intempestivamente ao país no início do outono, foi a segunda explosão de originalidade da deputada Ângela Guadagnin. A primeira ocorrera em meados de 2003, quando a ex-prefeita de São José dos Campos, eleita pelo PT paulista, propôs a instituição do Dia do Saci.

Na campanha eleitoral deste ano, em busca de mais um mandato, Ângela prometeu esquecer a vida de bailarina para dedicar-se à valorização do mito brasileiríssimo. Não deu certo. Os votos que a dança lhe tirou não foram repostos por um cabo eleitoral preto, pobre, pequeno e perneta. Ângela Guadagnin acabou barrada no baile das urnas.

Nem por isso a luta pela criação do Dia do Saci ficará sem padrinhos. Reeleito pelo PCdoB de São Paulo, o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, mantém desfraldada a bandeira que a companheira costurou. Comunista de ascendência maoísta, mas também nacionalista furioso, Rebelo encampou com entusiasmo de escoteiro o projeto de Ângela. O Saci não será esquecido.

Já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, o texto espera o parecer da Comissão de Constituição e Justiça. Uma aparição do Saci no Congresso seria menos espantosa que a discurseira de Rebelo em favor do afilhado. “O Saci é uma barreira contra os estrangeirismos”, explica no projeto.

“É uma força de resistência cultural à invasão dos x-men, dos pokemons, os raloins, e os jogos de guerra”, argumenta Rebelo. “E só no Brasil existe o Saci”. Poucas coisas existem só no Brasil. Além do Saci, tínhamos até recentemente só a jabuticaba. Agora temos também Aldo Rebelo.

Não existe em qualquer lugar do planeta outro devoto do regime de partido único que tenha sido ministro da Integração Política de um governo democrático. Isso só dá no Brasil. Não existe em nenhum lugar do mundo civilizado um comunista de carteirinha na presidência da Câmara.

Isso só dá no Brasil. A Era Lula conseguiu produzir, com o nome de Aldo Rebelo, a jabuticaba dos pomares da política, o Saci da floresta legislativa. O PCdoB velho de guerra tem razão: tamanha singularidade merece lugar cativo no elenco principal do Planalto.

O PCdoB foi um fiasco nas urnas, é verdade. Votos, não tem. Parlamentares, pouquíssimos. Governadores e senadores, nenhum. Mas tem uma história. E tem, sobretudo, Aldo Rebelo. Por isso, não deixa por menos: ou o companheiro vira ministro ou continua presidente da Câmara.

Docemente constrangido, Rebelo informa que nada reivindica. Mas está pronto para servir ao país, como tem feito desde os tempos de presidente da UNE. Nascido em Alagoas e agora reeleito por milhares de paulistas, considera-se uma figura nacional. Aceita um ministério, claro. Mas preferiria ficar onde está.

Tem chances. Lula gosta da idéia: Rebelo não é de criar problemas. E poucos parlamentares fazem restrições ao companheiro. É difícil brigar com quem só briga pela instituição do Dia do Saci.


Cabôco Perguntadô

Acusado de “ladrão”, “assassino de trabalhadores” e “racista” por Emir Sader, o senador Jorge Bornhausen acionou judicialmente o sociólogo petista. A reação enfureceu a Irmandade dos Órfãos do Muro, que soltou um manifesto “em defesa da liberdade de imprensa”.

Acusado de estimular o racismo pelo sociólogo Demétrio Magnoli, o ministro Tarso Genro acionou-o judicialmente. O Cabôco pergunta: vem algum manifesto por aí ou liberdade de imprensa é só para companheiros?


Reflexões enigmáticas

O companheiro Marco Aurélio Garcia insiste: a imprensa precisa “fazer uma auto-reflexão sobre a cobertura da campanha presidencial”. Jornalistas alfabetizados prometem examinar a idéia (com carinho) só depois que o presidente interino do PT desfizer o enigma: o que significa esse “auto” antes de “reflexão”?
Militantes minuciosamente domesticados conseguem pensar com outra cabeça (a do partido, por exemplo). Cérebros normais fazem reflexões por conta própria. Garcia deveria tentar..


Lula retoca o mapa-múndi

Há dois anos, ao informar que o Brasil não é vizinho da Bolívia, o presidente Lula amputou sem anestesia 3 mil quilômetros de fronteiras. Depois, em meio a novas análises internacionais, aumentou em quase um terço os contornos do Brasil.

Agora, o impetuoso reinventor da geografia resolveu redesenhar o Mercosul. Segundo Lula, as nações integrantes do bloco ocupam um território que vai “da Patagônia à Terra do Fogo”. A coluna convida o leitor a conferir o mapa da América. E a rezar pelo futuro do Brasil.


No asilo, a luta continua

Pela primeira vez, as urnas registraram a rejeição nacional às truculências na política externa e à histeria liberticida que se seguiu ao 11 de Setembro. Pela primeira vez, a Câmara dos Deputados será presidida por uma mulher. Pela primeira vez, os principais presidenciáveis democratas são uma mulher e um negro. Pela primeira vez, o eleitorado americano negou aval ao fundamentalismo delirante da Era Bush.

Para a turma recolhida ao Retiro da Esquerda, é tudo truque do imperialismo ianque. A luta continua..



Yolhesman Crisbelles

Os jurados do Yolhesman pisaram na bola domingo passado: embaralharam um texto de Eduardo Portella sobre a obra de Jorge Amado e, injustamente, entregaram a taça da semana ao ex-ministro da Educação e integrante da Academia Brasileira de Letras.

A coluna pede desculpas a Portella e aos leitores. Os jurados foram suspensos por uma semana. Nesse período, terão de verter para o sânscrito os discursos feitos em outubro pelo senador Mão Santa, a Patativa do Piauí.

Arquivo do blog