Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, setembro 15, 2005

EDITORIAL DE O GLOBO O começo




A cassação do deputado Roberto Jefferson confirmou as previsões. Detonador de uma crise política já a esta altura histórica, Jefferson, ex-presidente do PTB, deputado fluminense, tentou assumir o papel de mocinho no enredo do escândalo, mas terminou punido, com justiça.

Foi por meio de Jefferson que começou a vir à tona o esquema de corrupção montado pela cúpula do PT para que, com o auxílio técnico do especialista em traficância financeira no mundo político Marcos Valério, o tesoureiro Delúbio Soares, o secretário-geral do partido, Sílvio Pereira e outros comprassem apoio parlamentar para ampliar a base do governo no Congresso.

Mas, na verdade, Jefferson era parte do esquema, por presidir um dos partidos escolhidos pelo PT para servir de barriga de aluguel a deputados dispostos a comercializar o voto. A participação do deputado petebista no escândalo também se deu pela via do aparelhamento da máquina pública, que, como todo aparelhamento, tem objetivos espúrios.

No caso do PTB, é indiscutível a ação de indicados do partido no Instituto de Resseguros do Brasil, IRB, e nos Correios para arrecadar fundos com empresários privados. Na prática, trata-se de desvio de dinheiro público para outros e obscuros fins, já que essas comissões costumam ser recuperadas pelos empresários na forma de preços superfaturados cobrados ao Estado.

Nada teria sido denunciado pelo agora ex-deputado, se ele não houvesse se sentido traído pelo então ministro da Casa Civil José Dirceu, no caso do funcionário do segundo escalão dos Correios, Maurício Marinho, flagrado embolsando de um empresário a "peteca" de R$ 3 mil, em nome do próprio Roberto Jefferson.

A decisão do plenário da Câmara fortalece a instituição do Poder Legislativo. Mas também aumenta a responsabilidade do Congresso, no prosseguimento das investigações pelas diversas CPIs. A mesma firmeza demonstrada no caso de Jefferson precisa se repetir a cada passo, em cada comissão de inquérito. Sem que seja concedido privilégio a ninguém. Somente assim os políticos recuperarão o respeito que precisam ter da sociedade.

Arquivo do blog