Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, setembro 29, 2005

Aldo vence, dá gás a Lula e esperança aos "mensaleiros"

folha de s paulo

Vitória apertada contra candidato do PFL é festejada pelo presidente e por Dirceu

Sucessor de Severino diz ter "coragem" para defender os que julgar "inocentes"



  O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), 49, é o novo presidente da Câmara. Ele derrotou ontem, em segundo turno, José Thomaz Nonô (PFL-AL), por 15 votos de diferença -258 a 243. Ambos haviam obtido 182 votos cada um no primeiro turno. Aldo sucede o ex-deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), que renunciou ao cargo e ao mandato após ser envolvido em denúncias de corrupção que são objeto de apuração.
A vitória de Aldo, embora apertada, é o mais significativo trunfo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em vários meses, desde que seu governo foi derrotado na Câmara em fevereiro e, depois, mergulhou na sua mais profunda crise com o escândalo do "mensalão". Lula ganha um aliado estratégico contra eventual tentativa de abertura de processo de impeachment.
O Planalto jogou pesado para afastar o risco de ter o PFL à frente da Câmara. Combinou liberação de verbas para parlamentares, ameaça de retaliação e promessas a aliados. Antes da votação, o novo presidente da Câmara fez um discurso afirmando que teria "coragem e isenção" para defender aqueles que ele considerar inocentes nos processos de cassação. O ex-ministro José Dirceu (PT-SP), ameaçado de perder o mandato, foi um dos que mais comemoraram a vitória do nome do governo.
Aldo já havia exercido o cargo de ministro da Coordenação Política sob Lula. Caiu em julho, arrastado pelo desarranjo político da base governista. Segundo analistas, o resultado é bom para o governo, mas reflete uma maioria frágil, o que dificulta que Aldo lidere sem mais uma "operação abafa" para livrar colegas da cassação.


Intervenção do governo definiu vitória
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA


Após uma disputa acirrada, o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), 49, tornou-se o 104º presidente da Câmara dos Deputados ao derrotar o candidato da oposição, José Thomaz Nonô (PFL-AL), por 258 votos a 243.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empenhou-se pessoalmente na disputa como forma de evitar que caísse nas mãos da oposição o terceiro cargo mais importante da República, comandado nos últimos sete meses por Severino Cavalcanti (PP-PE).
O resultado, proclamado às 21h11, foi obtido depois de uma operação de guerra deflagrada na tarde de ontem pelo Planalto, que enviou à Câmara três ministros, ameaçou aliados de retaliação e prometeu atender a diversos pleitos, o principal deles a liberação de verbas para as emendas de parlamentares ao Orçamento.
Houve ainda seis votos brancos e dois nulos. Na votação em primeiro turno ocorrida durante a tarde, que envolveu seis candidatos, Aldo e Nonô empataram com 182 votos cada um. O resultado acendeu o sinal amarelo no governo, já que Nonô, alimentado pelo PMDB oposicionista, superara as expectativas.
Apesar de apertada, a vitória do governo é importante: a presidência da Câmara, agora nas mãos de um aliado de Lula, é que define a abertura de processo de impeachment contra o presidente da República.
"A votação de hoje demonstra que essa Casa é uma instituição livre, esse é um espaço independente e pertence ao seu titular maior, o povo brasileiro", afirmou Aldo no discurso da vitória. Horas antes, ele havia dito que teria coragem para condenar os culpados e defender os inocentes, se referindo aos 16 deputados acusados de envolvimento no escândalo do "mensalão".
Com o apoio no segundo turno do PP e do PTB -que tiveram candidatos na primeira votação-, Aldo sofreu, entretanto, um alto índice de rejeição. A soma dos deputados que integram os partidos que o apoiava, mais metade do PMDB, soma 327, 69 a mais do que os votos que ele realmente conseguiu. Minutos antes do segundo turno, o Planalto avaliava que venceria a eleição, descontadas as traições, com uma margem de 30 votos, mas a diferença final acabou sendo a metade do previsto.
O comunista comandará a Câmara por um ano, quatro meses e dois dias -até 31 de janeiro de 2007. O orçamento anual da Casa é de R$ 2,5 bilhões, o que supera o da maioria dos Estados e cidades brasileiras, separadamente.
Outros quatro candidatos foram eliminados na disputa em primeiro turno. Ciro Nogueira (PP-PI), herdeiro político de Severino, teve apenas 76 votos, o que mostra como ele foi prejudicado pelo governo, que anteontem minou sua candidatura. Luiz Antônio Fleury (PTB-SP) ficou com 41 votos, Alceu Collares (PDT-RS) recebeu 18 e Jair Bolsonaro (PP-RJ) não saiu do zero -tendo lançado a candidatura apenas para espinafrar o PT, ele afirmou que votaria em Ciro.
Para retomar o controle da Câmara, Lula entrou diretamente na articulação pró-Aldo, seu ex-ministro da Articulação Política e ex-líder do governo na Câmara. Estiveram na Câmara na tarde de ontem Márcio Fortes (Cidades, ligado ao PP), Walfrido dos Mares Guia (Turismo, PTB) e Alfredo Nascimento (Transportes, PL).
O PP de Ciro inclinou-se pela candidatura governista após receber garantias do Palácio de que seu ministro ganharia prestígio e verbas. O PTB de Fleury também fechou com Aldo diante da ameaça do ministro Walfrido de que renunciaria caso o partido abandonasse o candidato oficial.
O maior temor do Planalto era que as traições causassem a repetição do que considera "o desastre de fevereiro". Naquele mês, o "azarão" Severino derrotou o candidato governista, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), por 300 votos a 195 no segundo turno.
Depois de uma gestão-relâmpago de pouco mais de sete meses, Severino renunciou, acusado de receber propina de um concessionário de restaurantes da Câmara. Diante disso, o governo estabeleceu como prioridade retomar o comando da Casa, posto importante na correlação de forças para as eleições do ano que vem.
Aldo negou que o Planalto tenha usado a máquina para cabalar votos a seu favor. "Todos os votos do Nonô foram frutos da livre consciência de cada deputado. Reivindico esse mesmo princípio para meus votos."
Apesar de ter renunciado sob acusação de corrupção, Severino, que tem ascendência sobre o "baixo clero" -grupo de deputados de pouca expressão política-, foi citado tanto por Aldo como por Nonô. O pefelista disse que sempre foi solidário ao ex-presidente da Câmara. Aldo leu uma citação de Frei Caneca (1779-1825), frade carmelita fuzilado em 1825 por sua atuação em movimentos separatistas e republicanos, lembrando que Severino é autor de projeto de anistia do frade.
Dois secretários municipais do prefeito tucano José Serra -Walter Feldmann (PSDB) e Dr. Pinotti (PFL)- reassumiram seus cargos de deputado para votar em Nonô.
(RANIER BRAGON, FÁBIO ZANINI, ADRIANO CEOLIN, CHICO DE GOIS, LUIZ FRANCISCO, SILVIO NAVARRO E KENNEDY ALENCAR)

Aldo diz ter "coragem" para absolver colegas
Sergio Lima/Folha Imagem
Aldo Rebelo beija o filho na comemoração da vitória na eleição para a presidência da Câmara


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-ministro da Coordenação Política Aldo Rebelo (PC do B) assumiu a presidência da Câmara prometendo fortalecer a independência e melhorar a imagem da Casa, mas afirmou que terá a "coragem e isenção" para defender aqueles que ele considerar inocentes nos processos de cassação movidos contra parlamentares acusados de envolvimento no escândalo do "mensalão".
"Não sou candidato a tiranete, não sou candidato a ditador. Esta Casa só poderá ser conduzida com a mediação de todas as deputadas e de todos os deputados. Não presidirei facções, não serei líder de bancada nem de governo nem da oposição", disse, completando: "Terei coragem para enfrentar os processos que atingem deputados, para condenar quem tiver culpa, mas também terei coragem e isenção para defender quem não tiver culpa".
O novo presidente da Câmara foi arrolado por José Dirceu (PT-SP) como uma de suas testemunhas de defesa. Dirceu (que chefiou a Casa Civil até junho) escutou o discurso a cerca de dez metros de Aldo, no plenário, e junto com outros deputados aplaudiu esse ponto da fala do comunista. Após a vitória, o petista também foi um dos que mais comemorou.
Dirceu é acusado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) de ser o chefe do esquema do "mensalão", o que ele nega. O ex-ministro sofre processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara e o seu caso deve ser o próximo a ser votado no plenário da Casa, provavelmente no mês que vem.
Ele apóia e trabalhou pela candidatura de Aldo, mas evitou se expor. "Não vou falar nada. O que eu falar vai prejudicar o Aldo", disse ontem, antes do resultado final. Além do ex-ministro da Casa Civil, outros 15 deputados são acusados de envolvimento e correm o risco de cassação.
O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), considerou um equívoco a fala de Aldo. Foi seu relatório parcial -assinado também pela CPI do Mensalão- que apontou os 16 deputados como tendo quebrado o decoro parlamentar no episódio que resultou na atual crise política. "Ele não pode falar em defender. Entendo que há um lapso de expressão. O presidente da Casa não acusa nem defende. Se ele defende, ele faz juízo de valor e perde a isenção."
Ainda em sua fala antes da votação em primeiro turno, Aldo Rebelo lembrou a infância pobre em Alagoas -"alfabetizado na escola rural, órfão de pai aos sete anos, e com a mãe de 27 anos para cuidar de oito filhos, já é uma honra para mim ter chegado a essa Casa"- e cobrou o fim do que chamou de "briga inútil de facções".
Ao falar de sua personalidade, de "alagoano tranqüilo", citou o sociólogo e escritor Gilberto Freyre (1900-1987): "O espírito de conciliação, de equilíbrio, de oportunidade, não significa, na boa tradição da política, a ausência de firmeza e de ânimo, e sim, a ausência de fanatismo".
Após a vitória, o comunista agradeceu à mulher, Rita Polli, e ao filho, Pedro Emílio. No final da noite, iria comemorar com correligionários em uma churrascaria.
Aldo vai tentar hoje, como seu primeiro ato à frente da Câmara, colocar em votação o projeto de reforma eleitoral que visa baratear as campanhas políticas.
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) votaria a proposta pela manhã, e o texto iria à votação no plenário à tarde. Isso precisa ser feito até amanhã para que as mudanças valham para 2006.
(RANIER BRAGON)

Arquivo do blog