Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, junho 06, 2005

Lucia Hippolito: A nau dos insensatos

"Vai ser mais uma semana infernal – no Congresso e no país.
Para um governo que só se mexe à base de pesquisas, como é o governo Lula, se a pesquisa CNT/Sensus, divulgada na semana passada, foi muito ruim para o governo, a pesquisa Datafolha divulgada ontem foi devastadora.
Para ficar num único exemplo, 65% dos entrevistados consideram que o governo Lula é corrupto. Que a corrupção aumentou brutalmente neste governo. Convenhamos que é um número a ser considerado.
Portanto, não importa se o Executivo vai ou não conseguir convencer deputados a retirar as assinaturas do pedido de CPI.
A percepção da sociedade é a do aumento da corrupção.
Tudo bem. Um governo tem que saber viver com isso. Se uma CPI é prejudicial ao governo, qualquer governo, ele tem que ser competente para abafar.
Assim, por mais que o governo do PT queira ser melhor que o do PSDB, tem que ser mais competente na hora de abafar uma CPI. E não tem sido.
A vida do governo Fernando Henrique foi muito dura, nesse aspecto. Oito anos debaixo da paulada diária do PT.
E por mais que o governo Fernando Henrique tenha sido incompetente – e foi, pois afinal, perdeu a sucessão – , foi mais eficaz no quesito abafamento de CPIs.
E isto o PT não consegue engolir.
O noticiário do fim de semana é devastador para a reputação do governo Lula e do PT. Jornais e revistas estampam casos de corrupção e de paralisia e incompetência gerencial do governo.
A sociedade brasileira, a parcela que votou em Lula, e mesmo a parcela que não votou, mas que torce para que o Brasil dê certo, aguardam ansiosas uma palavra das autoridades do governo.
O país não pode mais assistir a um desgoverno, a um capítulo da nau dos insensatos.
A sociedade civil organizada aguarda do presidente Lula uma palavra tranqüilizadora."
BLOG Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Arquivo do blog