Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 24, 2007

Radar


Lauro Jardim (ljardim@abril.com.br)

AVIAÇÃO

Gol na Varig
As negociações decolaram e está por um fio a consumação da venda da Nova Varig para a Gol. Se o negócio for mesmo fechado, a Varig será transformada no braço internacional da empresa. A marca Gol seria usada apenas nos vôos domésticos.

CLIMA

Na boca do povo
O aquecimento global caiu na boca do povo. É o que se pode constatar de uma pesquisa encomendada ao Ibope pela agência Nova/SB. É a primeira pesquisa nacional de opinião, com brasileiros de todas as classes, sobre o tema. Nada menos que 91% dos brasileiros já ouviram falar no aquecimento global e 86% deles estão "preocupados" ou " muito preocupados" com isso.

Faça o que eu digo...
Atenção, governantes: uma das respostas mais surpreendentes da pesquisa, que será divulgada na quarta-feira, é sobre crescimento econômico e sustentabilidade. A maioria dos brasileiros (63%) diz que aceitaria um crescimento econômico um pouco menor em troca de maiores cuidados com o meio ambiente. Apenas 25% dos entrevistados acham que o crescimento deve ser prioridade para o Brasil mesmo que "prejudique o meio ambiente".

...mas não o que eu faço
De qualquer forma, outra resposta revela uma contradição dos brasileiros que se mostraram tão preocupados com o ambiente. Apenas 25% estariam dispostos a trocar os seus carros por outros menos poluentes.

"Cucumbers and pineapples..."

Beto Barata/AE
Maluf: ele, como sempre, nega tudo


Paulo Maluf acaba de contratar o advogado americano Eric Lewis para assessorá-lo em seus pepinos com a corte de Nova York, onde é acusado de remeter ilegalmente 11,6 milhões de dólares para os EUA. Também é cliente de um outro advogado americano que tenta resolver seus abacaxis em Nova Jersey, onde sofre acusação semelhante. Fora um terceiro, inglês, que atua na corte de Londres num processo de mesmo teor.

MARANHÃO

Dinheiro farto
Obra e dinheiro público resultam sempre num casamento em que o contribuinte sai perdendo. Tome-se o exemplo da construção da nova sede da Assembléia Legislativa do Maranhão. O projeto previa um gasto de 17 milhões de reais. Alguém calculou mal, muito mal: 32 milhões de reais já se foram. E ainda faltam, de acordo com as novas estimativas, 30 milhões de reais para terminar a obra. A empreiteira é a Petra, a mesma que há quatro anos foi flagrada como a responsável pela construção de várias estradas-fantasma no estado – ou seja, estradas que não existiam.

ECONOMIA

Casas Bahia agora em Harvard
A partir do segundo semestre e ao longo dos próximos três anos, os alunos do MBA da Universidade Harvard, nos EUA, terão de estudar uma história de sucesso made in Brazil: o vertiginoso crescimento e as estratégias que levaram as Casas Bahia ao topo do varejo nacional serão objetos de estudo por lá.

Vende-se
Sem alarde, foi posta à venda a Redevco, uma das maiores empresas de incorporações e investimentos imobiliários do país, com mais de 600 milhões de reais em ativos. A empresa, que pertence à mesma holding que controla a C&A, está à venda no mundo todo.

Mu quem?
Um dos sócios das Lojas Americanas fez as contas e concluiu: o coreano Mu Hak You já ganhou 500 milhões de reais com a empresa. Anos atrás, ele comprou ações das Americanas por 4 reais. Agora, o papel está na faixa dos 120 reais. Aos 55 anos, radicado em São Paulo e avesso a holofotes (você já ouviu falar dele ou viu o seu rosto?), Mu Hak é dono de tantas ações da empresa que se senta no seu conselho de administração.

Curioso
A Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) quer proibir no Cade uma promoção conjunta da TVA e da Telefônica que oferece um pacote de TV por assinatura e banda larga por preços reduzidos. No caso, é curioso que a associação se volte contra um associado, considerando que é exatamente isso que outro associado, a NET, vem fazendo com outra tele, a Embratel, há muito tempo. Com todo o apoio da entidade.

A Goldman ataca
A Goldman Sachs resolveu ir à luta. Eduardo Centola, presidente do banco, está comandando pessoalmente o ataque. Acaba de contratar uma executiva do Credit Suisse para comandar a área de mercado de capitais, depois de oferecer-lhe um pacote mínimo de remuneração de 7 milhões de dólares por dois anos. Tem feito ofertas poderosas. Na base de sua sedução, a garantia de que reservou 50 milhões de dólares para pagar em luvas a executivos de primeira linha para recompor a Goldman no Brasil.

A febre das bolsas
Pelo menos cinco grandes grupos de ensino universitário estão com propostas de bancos de investimentos para abrir o capital na Bovespa.

Record cresce, mas não é vice-líder

Ricardo Ayres/AE e Wilson Pedro/AE
Marinho e Macedo: dinheiro farto para a guerra

A propaganda da Record a respeito de sua suposta vice-liderança é poderosa, mas exagerada. Os números do Ibope de janeiro e fevereiro revelam que a rede está crescendo, sim, mas o SBT ainda tem mais audiência no país. Aos números: neste bimestre, entre 7 da manhã e meia-noite, a Globo aparece com 51% de participação total, o SBT com 15% e a Record com 13%. Dois anos atrás, o SBT tinha 20%, a rede do bispo Macedo, 9% e a emissora presidida por Roberto Irineu Marinho, 53%. Tudo indica que ainda neste ano a Record chegará de fato ao segundo lugar. E, embora a léguas de distância da Globo, não será apenas uma troca de vice-líderes: a Record tem estrutura e dinheiro farto, o que a emissora de Silvio Santos nunca teve. E, portanto, tem condições inéditas para competir com a Globo.

CULTURA

Sarney em campanha
Duas semanas atrás, José Sarney esteve na Academia Brasileira de Letras. Levou um assessor que trazia uma mala: dentro dela, 34 volumes, ricamente encadernados. Era uma coleção de todos os seus livros, que foram doados à nova biblioteca de lá. Sarney está em plena campanha para a presidência da ABL. É favorito.

RAÇA

Em busca do passado
A BBC está produzindo uma série de documentários sobre os 200 anos da lei britânica que aboliu o tráfico de escravos da África. Uma parte do projeto pretende rastrear origens genéticas da população negra brasileira para tentar localizar de qual região ou tribo vieram. A emissora já fechou a participação de Djavan, Seu Jorge, Daiane dos Santos e do atacante do Flamengo Obina.


Com Jan Theophilo. Colaborou Felipe Patury



Foto Araquem Alcantara

Fonte Ibama e Andrea Zimermann, geógrafa


Arquivo do blog