Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, setembro 20, 2005

Sem defesa, o PT acusa a mídia LUIZ WEIS


   
 

Em parte nenhuma do mundo a mídia é uma confraria de querubins. Para levar ao público fatos e idéias com honestidade – errando de boa fé, não de propósito – o jornalismo que se dá o respeito é uma caminhada sem fim sobre o fio de uma navalha manejada pela imensa massa de interesses que competem entre si por poder, riqueza e prestígio nas democracias de massa e economias de mercado.

Mais frequentemente do que seria o ideal, mas nem tanto a ponto de desqualificá-la, a imprensa escorrega e sangra em credibilidade por servir de instrumento de alguma(s) dessas forças. Isto posto e reconhecido, uma pergunta se impõe hoje:

Que autoridade moral – no sentido literal da expressão – tem a cúpula do PT para falar em "golpismo midiático"?

O termo está numa resolução aprovada pela executiva nacional do partido, que solta os cachorros contra o que diz ser uma "formidável chantagem pública contra sua própria existência".

Bem ao estilo quebra-molas do seu presumível autor, o presidente interino Tarso Genro, o documento se refere às folhas tantas a órgãos de comunicação "inseridos voluntariamente nesta campanha de massificação totalitária da opinião contra o governo Lula e o PT".

Do que se trata, afinal? O governo Lula adotou uma política econômica, em sentido amplo, que tem mais apoio na mídia do que no PT e entre o baronato indutrial. Não é por aí, portanto.

Tampouco foi a mídia que nomeou tesoureiro do partido o professor Delúbio. Muito menos o apresentou ao publicitário Marcos Valério para promoverem, decerto com aquiescência superior o processo de compra de políticos por atacado que entrou para a história como mensalão.

O Land Rover do então secretário petista Silvio Pereira não foi a mídia que deu.

E não foi a mídia que disse que o PT chegou ao ponto de usar "métodos delinquentes" para ganhar eleições. Foi o professor Paul Singer, petista de primeiríssima hora, pessoa por quem, como alguém disse esses dias em outro contexto, se pode pôr o corpo inteiro no fogo.

Banho de hipocrisia

Paul Singer, nunca é demais lembrar, foi um dos três membros [com o jurista Hélio Bicudo e o atual deputado José Eduardo Cardoso] da comissão interna de sindicância que examinou as denúncias do petista Paulo de Tarso Venceslau de que a prefeitura petista de São José dos Campos favorecia o advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula e dono do apartamento em que este vivia de favor.

A comissão concluiu que as denúncias tinham base. As conclusões foram engavetadas. Paulo de Tarso foi expulso do PT.

Foi a mídia golpista que inventou a cobrança de propina para o caixa 2 do PT em Santo André e Ribeirão Preto? A contratação, a peso de ouro e por exigência de Lula, de Duda Mendonça para a campanha de 2002? O pagamento a Duda no exterior? A compra do apoio do PL a Lula por R$ 10 milhões e a entrega da vice a José Alencar?

Ah, sim. Foi a mídia que recorreu ao voto de cabresto na eleição interna de domingo?

O documento da executiva petista se banha em hipocrisia. Finge ignorar que partiram de petistas e ex-petistas, mais até do que dos setores reacionários da mídia, as piores críticas ao modo petista de ser. Leia-se, para citar os primeiros nomes que vêm à cabeça, César Benjamin, Fernando Gabeira, Chico de Oliveira, Eduardo Jorge, Heloísa Helena.

O documento também é um tributo ao eufemismo. Diz que o partido "não adotou mecanismos de controle para combater desvios". Que desvios, cara-pálida? No mínimo dos mínimos, crime eleitoral, no capítulo caixa 2 da tragédia do mensalão.

O PT/governo roubou, deixou roubar e até hoje não quer punir os seus ladrões. Outros partidos e governos fizeram o mesmo – e neles se inspirou a agremiação que prometia mudar tudo isso.

Diga-se o que se disser da mídia brasileira – e muito os seus críticos dizem – não foi ela que tomou a iniciativa de "esmagar as esperanças de que partidos de esquerda podem governar com sucesso".

Foi o PT que fez. Porque quis. Não queira agora jogar nas costas alheias a responsabilidade pelas consequências de seus atos.

Arquivo do blog