Entrevista:O Estado inteligente

domingo, setembro 04, 2005

MILLÔR VEJA

"LULA LÁ",
TUDO BEM.
MAS ONDE?

10 nohtas promissórias

1. A princípio eu assistia às inquirições, que eles chamam de oitivas, como se fossem uma edição da Escolinha do Professor Raimundo. Agora virou Zorra Total.

2. Como diz o Imortal Senador Sarney, tudo isso é uma perca de tempo.  

3. Vejo uma entrevista com o cineasta francês Claude Lelouch (Um Homem, uma Mulher), antigamente bastante ligado ao Brasil, falando de suas andanças pelo mundo. E registro sua original noção de liberdade. "Quando eu me cansava de um lugar, arrumava minha trouxa e ia pra estrada pedir carona. Prum lado ou pro outro."

4. O mundo gira e a Lusitana roda. Legisladores fingem que legislam, executivos fingem que executam, juízes fingem que julgam, bancos fingem que não são arapucas, militares nem sabem o que fazer. E o mundo funciona. Quando se mostra que nada é o que parece, o mundo vem abaixo. Moral: só a hipocrisia garante a tranqüilidade social.  

5. A aposta (da loteria) ficou acumulada. A toda hora vejo isso anunciado na mídia. Uma maroteira tão flagrante quanto as mentiras nas CPIs. O jogo melou? Gostaria que alguém me explicasse: como um jogo em que ninguém ganhou obriga o pobre-diabo, que jogou 10 reais, a ter que jogar mais 10 pra defender o que já botou?  

6. Todos dizem, ô lugar-comum!, que querem separar o joio do trigo no Partido, liquidar a banda podre da polícia. O difícil é encontrar o amido no Partido e a banda sadia na polícia.  

7. Apesar de ter ido lá (assistir a uma partida de futebol), e ter mandado tropas pra resolver a situação do país, será que o vosso Presidente tem a menor idéia do que é o Haiti? Ou, pelo menos, de onde é que fica?  

8. Assessor, no Congresso, atendendo o telefone: "Probo? Não, senhor. Aqui não tem ninguém com esse nome!"  

9. Decidam de uma vez: Lula fala pelos cotovelos, meteu os pés pelas mãos, não sabe onde tem o nariz, deu um passo maior do que as pernas, tudo lhe entra por um ouvido e sai pelo outro, tem o olho maior do que a barriga, fala dos outros pelas costas, e já não é mais unha e carne com Palocci?  

10. ELE garantiu: "Podem estar certos de que vamos apurar tudo! Doe quem doar".

Arquivo do blog