Eduardo Graeff
e-agora"O Lula garante que foi traído, que não sabia. Mas eu não acredito nisso. Foram práticas sistemáticas durante mais de dez anos, do grupo que era mais próximo do próprio Lula. Me parece completamente inverossímil que ele fosse o único a não saber. Todos sabíamos. Eu, que já estava fora do PT, sabia. Como o Lula poderia não saber? (...) O principal legado é que a liderança do Lula dissolveu por dentro os valores da esquerda." César Benjamin, ex-dirigente do PT, em entrevista ao Estadão hoje.
Benjamin saiu do PT depois de denunciar doações ilegais de bancos e empreiteiras para a campanha de Lula em 1994. Em 1995, José Dirceu, apontado como elemento chave na captação desses recursos, foi eleito presidente do partido, com apoio de Lula, prometendo dar um jeito nas finanças do PT.
Mas o esquema de corrupção vem de antes, segundo Benjamin. Remonta ao desvio de recursos do FAT para a Articulação no começo da década de 1990. Ele não menciona, mas o esquema de desvio de recursos das prefeituras petistas começou a ser denunciado em 1993 (vale reler a entrevista mais recente de Paulo de Tarso Venceslau a respeito).
Como disse o mano Jackson Inácio: "Uma namorada pode me trair um mês, mas, se ela me trair uma vida inteira, um dia eu vou saber".
Nenhum comentário:
Postar um comentário