BLOG NOBLAT
"O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Izar, informou que o Conselho vai começar a ouvir os depoimentos relacionados ao processo de cassação do mandato do deputado José Dirceu a partir de 12 de setembro.
Além dos nomes arrolados por Dirceu como testemunhas de defesa, o Conselho decidiu chamar os presidentes dos bancos Rural e BMG e o ex-presidente do PT José Genoíno.
Acontece que o processo de eleição do presidente do PT deverá arrastar-se até 18 de setembro, o que significa que a disputa será inevitavelmente contaminada pelo processo de José Dirceu, e vice-versa. A disputa interna do PT pode decidir os rumos do processo do deputado José Dirceu.
Isto quer dizer que o país vai continuar a viver na dependência das relações entre PT e governo. Apesar das repetidas declarações do presidente Lula de que não tem mais nada a ver com o PT, que o PT é como um filho que ele pôs no mundo e ganhou autonomia, o fato é que estamos assistindo, nos últimos dias, a um processo de intervenção ostensiva de Lula nos rumos do PT.
O presidente da República não teve o menor problema de deslocar seu ministro da Educação, que estava começando a discutir o projeto de reforma universitária, para que Tarso Genro fosse o interventor de Lula no PT.
O presidente da República também não hesitou em tirar Ricardo Berzoini do Ministério do Trabalho e enviá-lo para ser o secretário geral interino do PT.
Mesmo o impasse entre Tarso Genro e José Dirceu pelo controle do futuro do PT tem sido monitorado pelo presidente Lula, que destacou o ministro da Articulação Política, Jaques Wagner, para intermediar o conflito entre os dois.
A coisa está tão feia entre Tarso e Dirceu, que está sendo articulada até mesmo uma possível candidatura do secretário-geral da Presidência, ministro Luís Dulci.
Ou seja, Lula não tem tido a menor hesitação em desmontar seu ministério para resolver problemas internos do PT. Isto revela duas coisas: primeira, que continua alta a promiscuidade entre governo e partido.
E segunda, que Lula continua controlando o PT com mão de ferro. É ilusão imaginar menos do que isso."