Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, agosto 29, 2005

Lucia Hippolito :Sem desfecho à vista

BLOG NOBLAT

 

"A semana começa sob o pesado manto da suspeita. Suspeita de que tudo vai dar em nada. Suspeita de que CPIs demais vão resultar em punição de menos.

 

Deputados com a cabeça a prêmio iniciaram uma ofensiva de imprensa no fim de semana, ocupando as páginas dos principais jornais e revistas.

 

O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral, viveu um inferno astral na semana passada. Acusado por membros da oposição de retardar os trabalhos, confundir as investigações, o senador se vê agora numa incômoda posição. Pressionado em seu estado natal, o Mato Grosso, Delcídio, que esperava sair da CPI com cacife suficiente para se eleger governador, agora está tendo que lutar para manter seu espaço no PT matogrossense.

 

O governador do estado, aliado de lideranças petistas com a cabeça a prêmio, está asfixiando o senador Delcídio Amaral que, talvez, tenha que buscar pouso em outra legenda. Assim, toda a sua fidelidade aos líderes do PT teria sido em vão. Será que outros partidos vão aceitar Delcídio, depois de seu comportamento nas últimas semanas? A conferir.

 

Enquanto isso, o relator, deputado Osmar Serraglio, parece não estar disposto a nenhum acordo que não signifique punição dos deputados envolvidos no escândalo do mensalão.

 

Enquanto a CPI dos Correios patina em dúvidas e incertezas, as outras duas Comissões, a do Mensalão e a dos Bingos, parecem ter encontrado um rumo. Esquisito, mas é um rumo. 
 

A CPI do Mensalão pretende julgar os parlamentares envolvidos no recebimento de dinheiro das contas de Marcos Valério e, por isso, briga com a CPI dos Correios para poder ter acesso a documentos e depoimentos.

 

Já a CPI dos Bingos, composta exclusivamente por senadores, vai nadando de braçada. A oposição é maioria e, por isso mesmo, aprova todos os requerimentos que encaminha à Mesa. Assim, esta CPI vai funcionando como uma instigadora das outras.
 

Por exemplo. Na CPI dos Correios, a tropa de choque do governo tinha conseguido barrar a convocação do doleiro Toninho da Barcelona. Pois a CPI dos Bingos aprovou sem problemas a convocação do doleiro, só para chatear. Resultado: a CPI dos Correios voltou atrás e também aprovou a convocação.

 

E assim vamos abandonando o mês de agosto e entrando em setembro. Vamos entrar no quarto mês da crise política, sem que haja no horizonte nenhum sinal de que o desfecho esteja próximo."

Arquivo do blog