Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, março 15, 2007

MEDIOCRIDADE MINISTERIAL! Cesar Maia

Ex-Blog do Cesar Maia 15/03/2007
------------------------------
------------------------------------------------------------



01. Os estudos de gestão ensinam que uma maneira de medir a capacidade ou a mediocridade de um executivo é conhecer a sua equipe de auxiliares -diretores ou assessores. Quando um executivo se cerca apenas de pessoas menos preparadas -ou na melhor hipótese- com preparo igual ao dele, se tem um executivo inseguro e quase sempre medíocre.

02. É o que se vê agora na montagem do ministério de Lula. Depois de 4 meses e meio de conchavos, intrigas, vazamentos e especulações, saem do forno os ministérios MAIS MEDIOCRES que o Brasil conheceu em toda a sua história, desde o Império.

03. Pela primeira vez se pode dizer que a assertiva básica de Lula -"nunca antes nesse país" - se aplica cabalmente. Nunca antes nesse país se teve um ministério tão medíocre como esse. Medíocre politicamente. Medíocre tecnicamente.

04. Um ministério -como dizem os estudos citados- que mostra a insegurança política e técnica de Lula- que depois de 4 anos, consegue reunir em seu entorno uma claque para aplaudi-lo quando fizer suas metáforas -antes futebolísticas e agora sexuais. Um ministério que, na melhor hipótese, corresponderá ao jogo menor de interesses clientelistas com vistas a transformar o Congresso numa pastagem governamental.

05. Quando -em governos anteriores- o negócio dos ministérios e da ocupação da máquina de governo vinha a público, era como investigação e vazamento e a imprensa repercutia como escândalo. Agora se perdeu a vergonha na cara e se faz tudo isso e mais alguma coisa de forma explícita.

06. Uma coisa é certa. O governo acabou, mal começou. Esse ministério de forças políticas centrípetas só vai ciscar para dentro. Esse ministério não vai levar qualquer tema a lugar algum. E isso num momento em que se colocam na mesa de discussão temas como aquecimento global, um novo ciclo de incertezas financeiras, modelos de gestão, ciência e tecnologia, etc... etc...

07. Um ministério do "tamanho" do Lula.

Arquivo do blog