Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, março 22, 2007

Eliane Cantanhede - Heróis

Eliane Cantanhede - Heróis


Folha de S. Paulo
22/3/2007

Só faltava essa: depois de prever um mandato "excepcional" de Collor e de marcar um papo com ele no Planalto, Lula acaba de dizer que todos estão de olho no álcool e os usineiros "estão virando heróis nacionais e mundiais".
Não falei ontem com a socióloga Maria Aparecida de Moraes Silva, professora visitante da USP e titular da Unesp, mas imagino que ela esteja pasma, depois de 30 anos estudando as condições de trabalho dos cortadores de cana, principalmente na área de Ribeirão Preto.
O herói que a professora conhece é o outro, que sai do Nordeste e do norte de Minas para ganhar a vida cortando cana no Estado mais rico do país e corre o sério risco de ganhar o oposto: a morte. Passa boa parte do ano sem trabalho e literalmente se mata durante a safra em troca de uns R$ 2,40 por tonelada de cana cortada. E ainda custeia transporte, pensão, comida. Entre 2004 e 2005, 13 morreram "de cãibra", o mais velho aos 55.
Se é assim em São Paulo, dá para imaginar como é no resto do país e perguntar: quem é "herói"? O usineiro que praticamente escraviza seus trabalhadores ou o trabalhador que é semi-escravizado? Pode-se, ainda, procurar heróis entre os desempregados, entre os sobreviven

Arquivo do blog