Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

ELIANE CANTANHÊDE A vez dos blocos


BRASÍLIA - A acirrada e bastante discutida disputa pela presidência da Câmara finalmente acaba hoje, com um plenário dividido não por deputados, não por siglas, mas, sim, por grandes blocos partidários, aglutinados em torno dos três candidatos (Aldo, Chinaglia, Fruet) e do banquete da distribuição de cargos internos -e até externos.
A vantagem de Aldo é já estar na presidência, e a de Fruet é ter sido a novidade do processo, mas foi Chinaglia quem conseguiu reunir oito partidos, puxados por PT e PMDB, num total de 273 deputados. Se a decisão é aritmética, ganha quem tem o bloco maior.
E lá se vai o PT para a urna eletrônica, carregando PMDB, PR (ex-PL), PP, PTB, PSC, PTC e PT do B, numa soma que pode ser tudo, menos ideológica, pois capaz de unir o partido do Lula ao partido do Maluf. E não é a primeira vez.
Com Aldo, do pequeno PC do B, ficaram PSB, PDT, PAN e PMN. Ou seja: a maior parte da base governista está com Chinaglia, mas em torno de 70 deputados da mesma base estão contra ele. A eleição divide os aliados do Planalto, e isso costuma deixar seqüelas, especialmente se houver segundo turno e, portanto, maior radicalização.
A boa notícia é que nos livramos todos desse tedioso debate sobre a presidência da Câmara. A má é que a chatice continua, agora com a recomposição da base aliada. Leia-se: com a reforma ministerial.
A nova legislatura começa com a situação dividida, com os oposicionistas tentando marcar posição e com um lastro de grandes parlamentares, como Delfim Netto e Roberto Freire, que perderam as eleições ou perderam o encanto e nem sequer concorreram.
Aliás, dois bons exemplos do que fica para trás e do que vem pela frente. Delfim, "de direita", hoje está com Lula. Freire, "de esquerda", aliou-se ao PFL via PSDB.
Morrem as ideologias e os partidos, nascem os blocos.

Arquivo do blog