Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, novembro 10, 2006

Preferência nacional Nelson Motta


Artigo -
Folha de S. Paulo
10/11/2006

"É mentira!", bradou Severino Cavalcanti, de dedo em riste, em rede nacional, para os que o acusavam de embolsar um mensalinho. O resto é história, mais resto do que história.
"Mentiras sinceras me interessam", Cazuza cantava com lirismo uma carência desesperada. Mas ele não era polícia nem ladrão. Nem presidente da República.
"Mentir é um direito do acusado", proclamou o novo governador da Bahia, Jaques Wagner, certamente pensando mais nos companheiros em apuros do que no Estado democrático de Direito. O direito do réu é não se incriminar, perjúrio ainda é crime no Brasil, apesar de toda a impunidade.
Em países civilizados, pode até derrubar governos. Bill Clinton, mesmo vitorioso e popularíssimo, sofreu um processo de impeachment, não porque teve um caso com uma estagiária gorducha -mas porque mentiu. Entre nós, a mentira é não só tolerada como recompensada. A atual verdade brasileira é: minto, logo existo.
Treinados para resistir a pressões e torturas para não entregar companheiros, planos e organizações, alguns heróicos combatentes da luta armada morreram sem falar, outros foram humanos e não resistiram, mas isso tudo é passado. Muitos que hoje estão no poder foram adestrados nessa dura escola da "mentira nobre", e continuam mestres na especialidade. Afinal, para quem se preparou para enfrentar os interrogatórios nos porões da ditadura, mentir cínica e deslavadamente numa CPI, na Polícia Federal ou na imprensa é um deleite.
Parafraseando o imortal Tim Maia ("não fumo, não bebo e não cheiro -mas às vezes minto um pouquinho"), pode-se dizer que nunca na história deste país tantos mentiram tanto em tão pouco tempo. E nunca tantos acreditaram. Ou estou mentindo?

Arquivo do blog