Entrevista:O Estado inteligente

sábado, fevereiro 09, 2008

Radar

Lauro Jardim (ljardim@abril.com.br)

Vem aí o bolsa-geladeira

André Penner/AP

Lula: um país sem problemas... no setor de geladeiras

Sem alarde, o governo está trabalhando numa idéia que nasceu destinada a fazer barulho: trocar todas (repita-se: todas) as geladeiras das famílias pobres do país por geladeiras novas. Há duas semanas, Lula encomendou ao ministro Edison Lobão um estudo sobre como isso poderia ser feito. O que se pretende é dar financiamento de pai para filho nos bancos federais aos pobres. Ao comprarem a geladeira nova, aqueles que entrarem no programa terão de deixar a geladeira velha nas lojas. O destino delas já estaria traçado: seriam compradas pelas siderúrgicas do país. Jorge Gerdau, em conversa com Lula, deu o o.k. Além de movimentar o comércio e a indústria, um dos mo-tes do projeto será a economia de energia que a troca de geladeiras proporcionaria.

Mensalão

Sem adiamento
Os interrogatórios dos quarenta do mensalão acabam impreterivelmente em meados de março. Durante o recesso do STF, advogados de alguns dos envolvidos tentaram adiar depoimentos de seus clientes, sob as mais variadas alegações. Mas Ellen Gracie, que fez plantão nos quarenta dias de férias do Supremo, negou todos os pedidos.

Aviação

A frota da Anac
Sabe quem é o dono da maior frota de aviões do país? A Anac. Numa dessas típicas distorções do aparato burocrático brasileiro, a agência reguladora do setor aéreo possui 433 aviões. Estão espalhados por dezenas de aeroclubes do país. São turboélices, monomotores e bimotores comprados anos atrás pela Aeronáutica e que pertenciam ao patrimônio do extinto DAC (que antecedeu a Anac). Agora, serão todos leiloados.

Brasil

Desliga o celular!
Um novo brinquedinho eletrônico tem feito um sucesso danado em Brasília – embora seja útil em qualquer lugar. Alguns advogados e lobistas já compraram um minibloqueador de celular que emudece telefones num raio de 10 metros. O aparelho, que cabe dentro de um maço de cigarros e custa entre 600 e 900 dólares, tem servido para que ministros, parlamentares e juízes parem de atender o celular a todo instante durante as audiências. Um advogado, que por motivos óbvios prefere o anonimato, explica: "Como eles são importantes, acham que podem interromper a conversa a toda hora para atender o celular e o diálogo não flui...". Agora, é só apertar um botão e faz-se o silêncio.

Trem da alegria nos cartórios
Uma comissão da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que efetiva sem concurso (que maravilha...) funcionários interinos dos cartórios. Interinos são os que têm trabalhado nos cartórios provisoriamente até que os concursados sejam efetivados. Agora, o trem da alegria vai a plenário. Espera-se que descarrilhe.

Cigarros

Ofensiva da OMS
A Organização Mundial de Saúde (OMS) prepara uma nova ofensiva contra o tabaco – e com ajuda brasileira. Para a OMS, depois de anos de vitórias contra o fumo, a indústria se reorganizou, adotou novas técnicas de marketing e passou a concentrar agressivamente o seu foco na população dos países pobres em geral e nos jovens em particular – e mais especificamente nas adolescentes, que ainda fumam muito menos que os adolescentes. A brasileira Nova S/B foi uma das três agências de propaganda do mundo convidadas pela OMS a fazer uma campanha mundial sobre o tema. No comando da agência está Bob Vieira Costa, que chefiou as ações de marketing de José Serra contra o cigarro em seus tempos como ministro da Saúde. A idéia (ou sonho?) da OMS é o banimento total da propaganda de cigarros.

Economia

Uma CPMF de superávit
A Previ, o fundo de pensão do Banco do Brasil, fechou 2007 com um superávit recorde de 40 bilhões de reais – o equivalente a um ano da finada CPMF. E agora se defronta com a seguinte questão: o que fazer com essa dinheirama? No ano passado, por causa também de um superávit, o Banco do Brasil e os associados foram liberados da contribuição mensal que deveriam fazer. Agora, pensa-se em reajustar os benefícios.

EUA

McCain voa pela Embraer
O republicano John McCain alugou um jato de 100 lugares para rodar os EUA nesta fase final de pré-campanha. E daí? Daí que o avião é um Embraer 190. Se isso significa um presidente pouco protecionista, ótimo.

Festa nos céus para os empresários

roseane bekierman

Fotos Roseane Bekierman e Patrick Kovarik

Roberto Irineu Marinho: Falcon novo só com ágio

Não é para qualquer um, mas também não é tão exclusivo como já foi no passado: o mercado de jatos executivos decolou de vez. A frota, hoje estimada em 700 aviões, dobrará até 2011. E, nos próximos dois anos, cinqüenta jatos de grande porte serão entregues, seja para empresas, seja para milionários. Aviões novos para comprar? Esqueça. A família Marinho (Rede Globo), por exemplo, está comprando um Falcon 7X, um trimotor para dezenove passageiros. Pagou 51 milhões de dólares – não ao fabricante, mas à cervejaria Budweiser, que o encomendara havia dois anos e o receberia agora. Teve de pagar ágio. Exatamente por não haver jatos novos à venda é que Eike Batista acaba de comprar um Citation CJ3 usado. Em março, Eike, que já é dono de um helicóptero de 3 milhões de dólares, agregará à sua frota um Legacy zero-quilômetro, encomendado em 2006. Nizan Guanaes é outro que está numa lista de espera: só receberá o seu jato da Embraer em 2010.

Fotos Oscar Cabral e divulgação

Eike comprou dois: um usado e um novo

Publicidade

Arquivo do blog