Velho design, nova tecnologia As imagens destas páginas parecem retratar um passado distante, mas isso é verdade para apenas metade delas. O restante diz respeito a produtos recém-lançados – o ar antigo se restringe ao exterior. Monica Weinberg
À atual tendência retrô da indústria dá-se o nome de "vintage", palavra usada em inglês para se referir aos melhores vinhos de uma safra. No caso dos objetos que aparecem neste Guia, a idéia é resgatar, no design, os modelos mais bem-sucedidos das últimas décadas – tal qual ocorre, com mais freqüência, no mundo da moda. O objetivo declarado dos fabricantes é cativar as pessoas ao lhes despertar boas lembranças. O típico comprador desses itens busca justamente o velho design, e paga caro por ele. Especialistas ouvidos por VEJA compararam cinco dos objetos retrô mais procurados no Brasil aos modelos que lhes serviram de inspiração. Do ponto de vista tecnológico, não há dúvida, eles estão a anos-luz de seus antecessores. Eis os números. Fotos Divulgação
|
Comentário dos especialistas: a única semelhança entre os novos modelos de carro retrô, como o PT Cruiser, e aqueles que lhes serviram de inspiração é o design. De resto, eles são mais potentes, ricos em apetrechos – e bem mais caros Comentário dos especialistas: tirando o design, as atuais geladeiras em nada lembram as da década de 50. Um dos avanços mais significativos foi no isolamento térmico – hoje feito com uma espécie de espuma, e não mais com fibra de vidro. Daí o menor consumo de energia elétrica para manter o aparelho ligado
Comentário dos especialistas: a diferença básica entre as duas está no material -– hoje alumínio, antes aço. Por isso, a atual é 5 quilos mais leve, daí sua maior agilidade. Continua, no entanto, sendo indicada apenas para passeio, por vir com as mesmas três marchas do passado
Comentário dos especialistas: as novas máquinas, feitas de aço inox em substituição ao alumínio, são altamente resistentes à corrosão. No modelo original, o café freqüentemente ficava com gosto ruim como conseqüência do contato da água com o material oxidado. Somado ao design, isso fez a cafeteira ressurgir com o preço seis vezes mais alto | | Publicidade | | |
|