Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Radar

Lauro Jardim
e-mail: ljardim@abril.com.br

Eleições 2010

O fim da reeleição
Vários políticos de peso vão começar a botar na rua o bloco do fim da reeleição. A discussão estava nascendo no ano passado quando foi abortada pelo turbilhão da CPMF. O mandato único de cinco anos interessa a Lula, Aécio Neves e José Serra, por exemplo. "A experiência não é boa. Entre outros problemas, cria uma desigualdade de meios na disputa eleitoral", diz o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, ele mesmo um beneficiário da reeleição.

Não por acaso
Paulo Hartung teve encontros recentes com Aécio Neves e José Serra.

Rara união
Aliás, o fim da reeleição foi discutido entre Serra e Aécio no jantar que ambos tiveram na terça-feira passada, em Belo Horizonte. Quem disse que eles não concordam em nada?

Governo

Terceiro nome
Edison Lobão tem dito aos mais próximos que "pode surgir um novo nome" para a Eletrobrás. Quem seria? Lobão faz mistério, mas está falando de José Antônio Muniz Lopes, ex-presidente da Eletronorte e ligado ao grupo de José Sarney.

Briga paraibana
Enquanto todo mundo fala da presidência, a briga pela diretoria administrativa da Eletrobrás corre solta. É a área que cuida das licitações da companhia. Na disputa, dois peemedebistas, sanguessugas e paraibanos: o ex-senador Ney Suassuna e o senador José Maranhão. O primeiro quer manter a cadeira para Aracilba Rocha, que já lhe presta favores há dois anos. Já o segundo tenta emplacar um sobrinho no cargo.

Agnelli tem a bênção de Lula


Fotos Eric Piermont, Evaristo Sá/AFP
á/AFP
Agnelli e Lula: linha direta

Em menos de uma semana, Roger Agnelli conversou com Lula duas vezes sobre o meganegócio que a Vale do Rio Doce está perto de fechar: a compra da suíça Xstrata, por 85 bilhões de dólares. Uma no jantar que ofereceu a Lula e outra num telefonema na quarta-feira passada. Nesses contatos, ficou claro que o presidente não é contra a transação, ao contrário do que fora noticiado. Lula exige, entretanto, que a participação do governo na Vale (via BNDES e Previ) não diminua um milímetro sequer. Ele combinou com Agnelli que fará uma reunião da qual participarão, além dos dois, Luciano Coutinho, presidente do BNDES, Sérgio Rosa, da Previ, e Dilma Rousseff.

Aviação

Bilhete sob medida
Baseada num modelo que a Air Canada já usa, a TAM passará a vender bilhetes "sob medida" pela internet. Funciona assim: cada vôo terá passagens de vários preços. Se o cliente quiser uma passagem com uma distância maior entre os assentos, pagará por esse conforto; se quiser um carro para levá-lo ao aeroporto, será outro preço. Se não quiser refeição, outro valor. A idéia é que tudo pode ser escolhido, entre dezenas de opções – e terá o preço correspondente. Beleza. Mas, por enquanto, o que o passageiro quer mesmo é pontualidade.

Economia

O Lloyd’s vem aí
O Lloyd’s, o maior negociador do mundo de resseguros, anuncia no dia 13 a instalação de sua sede no Rio de Janeiro. É a primeira resseguradora a desembarcar no Brasil depois da abertura de mercado do resseguro, que até agora era um privilégio do IRB.

Cerveja

Os lobbies vão agir já
O projeto de lei que proíbe a propaganda de cerveja entre 6 da manhã e 9 da noite nos meios de comunicação não vai ficar hibernando no Congresso como a indústria de cerveja imaginou inicialmente. Motivo: quando o governo enviou o projeto ao Congresso, há duas semanas, o fez com um pedido de "urgência constitucional". Significa dizer que tanto a Câmara quanto o Senado têm 45 dias para votá-lo. Se isso não acontecer, a pauta ficará trancada – ou seja, não se votará mais nada.

Medicamento

A hora da farra
Deve ser por causa das festas de fim de ano, mas o Cialis foi o medicamento mais vendido do país em dezembro.

Comportamento

Peitorais siliconados
Sabe aquele sujeito que anda por aí com o peito estufado, de atleta? Pois é, pode ser implante. Segundo a Silimed, a única fabricante de próteses de silicone da América Latina, a venda da versão masculina do produto para os peitorais cresceu 40% em 2007 em comparação com o ano anterior. Para os homens, a prótese é retangular e fina, ao contrário da versão feminina, que é arredondada e grossa. Mais da metade das vendas estão concentradas na prótese que contém 230 mililitros de silicone. Nisso, é semelhante à versão mais procurada pelas mulheres, que é de 250 mililitros.

Um frasista inigualável

Antonio Andrade
Nelson: crítica ao "marxismo de galinheiro"


No fim de fevereiro, será lançado o Arquivinho Nelson Rodrigues (editora Bem-Te-Vi), uma caixa com áudio e vídeo de entrevistas, extensa iconografia e cartas em fac-símile do dramaturgo. Nas entrevistas, o formidável frasista fala de tudo. Eis um trecho sobre o teatro político, então no auge, pinçado de um depoimento praticamente inédito feito ao MIS/RJ em 1967: "O sujeito pode ser Shakespeare em qualquer ideologia. Portanto, o teatro político é válido, o teatro espírita é válido, teatro macumbeiro é válido. Mas é preciso que seja bom. E a nossa querida esquerda faz um péssimo teatro. Em vez de sair por aí devorando a carótida da burguesia, fica fazendo showzinho e acha que cumpriu sua missão revolucionária. Só a alta burguesia assiste. E o pessoal ganha dinheiro pra burro. O marxismo de galinheiro está enterrando toda uma geração".



Publicidade

Foto Ivan Cruz/AE

Arquivo do blog