Entrevista:O Estado inteligente

sábado, fevereiro 09, 2008

A Microsoft quer a Yahoo!, que quer o Google

Economia
Vem aí a Microhoo!

Para enfrentar o Google, a empresa de Bill Gates
oferece 44,6 bilhões de dólares pelo Yahoo!


Julia Duailibi

Ilustração Baptistão

No início dos anos 1980, a Microsoft percebeu que o grande filão da indústria da tecnologia não estava na carcaça dos computadores. Estava nos softwares, os sistemas que equipam todas as máquinas. Com base nessa visão, a empresa construiu um império global. Hoje, no entanto, programas como editores de textos e planilhas estão cada vez mais disponíveis na internet – inclusive gratuitamente. O futuro da companhia, portanto, depende de uma nova epifania. E para onde foi o ouro do mundo digital? Pergunte ao Google. Em 2006, o site faturou 10,6 bilhões de dólares. No ano passado, a cifra atingiu 16,6 bilhões – um aumento de 56,6% em doze meses. Tudo graças à receita crescente com anúncios associados às buscas feitas na internet. Diante desse fenômeno, a companhia fundada por Bill Gates tentou entrar nesse ramo criando sua própria ferramenta de busca, o Live Search. Em vão. A novidade conquistou modestíssimos 2,9% das pesquisas feitas na rede – o Google detém 62,4%. Mas a Microsoft volta agora à carga. Na sexta-feira (1º), fez uma oferta de 44,6 bilhões de dólares para comprar o Yahoo!, o segundo site de busca da web e o número 2 em faturamento com anúncios on-line no mercado americano.

A Microhoo!, como a eventual empresa foi apelidada, teria fôlego para enfrentar a predominância do Google. Por isso, a Microsoft ofereceu um dos maiores valores em transações entre companhias de tecnologia desde o estouro da bolha das pontocom, em 2000. As conversas entre as duas empresas começaram em 2006, mas sempre emperravam na resistência do criador e presidente do Yahoo!, Jerry Yang, que reassumiu o comando do portal em meados do ano passado. Na semana passada, Yang limitou-se a dizer que procura "alternativas" à proposta. Elas incluem até a possibilidade de uma parceria com o próprio Google. A situação do Yahoo! não é confortável. Seus acionistas já assimilaram a idéia de que, sozinha, a companhia criada por Yang não vai conseguir fazer frente ao domínio do Google. O valor de 34 dólares por papel do Yahoo!, em outubro de 2007, desabou para 18 dólares no início do mês. Foi aí que o presidente da Microsoft, Steve Ballmer, viu a oportunidade surgir. Para driblar a resistência de Yang, fez uma proposta de compra diretamente aos acionistas do Yahoo! – tecnicamente chamada de uma oferta hostil.

O Google ficou alerta. Na semana passada, o presidente da empresa, Eric Schmidt, contra-atacou. Criticou a negociação, alegando que provocaria uma concentração excessiva no mercado. Isso é questionável. O Yahoo! é o primeiro em um tipo de anúncio on-line definido como display (banners ou janelas que aparecem na tela quando o usuário acessa determinado site). Essa versão da propaganda na internet movimentou quase 5 bilhões de dólares no ano passado. Nos outros segmentos, no entanto, a situação do Google ainda é confortável. Mesmo se a Microsoft levar o Yahoo!, a companhia manterá a liderança nos chamados links patrocinados, aqueles que aparecem na página de resultados depois de o usuário fazer uma busca. Em geral, a propaganda com os links proporciona o dobro da receita proveniente dos displays. O Google também lidera nos anúncios e serviços moldados de acordo com os hábitos de navegação e consumo dos usuários. É por isso que a Microsoft não vai virar líder em buscas da noite para o dia. Mas, unida ao Yahoo!, a empresa criada por Gates talvez encontre usuários em número suficiente para firmar-se de vez no mundo on-line.

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