Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, julho 22, 2005

Lucia Hippolito :A farsa está se desmontando


BLOG NOBLAT

 

"A semana começou sob o impacto daquela inacreditável entrevista do presidente da República em Paris, abençoando a farsa construída pela dupla Delúbio Soares-Marcos Valério, para escapar da cadeia.
 
Aquela história mirabolante de que esta cachoeira de dinheiro que não pára de jorrar era resultado de empréstimos contraídos em bancos e que tinham o objetivo de montar um caixa 2 para pagar as dívidas do PT com as campanhas eleitorais de 2002 e 2004.
 
Mas a velocidade dos acontecimentos vem mostrando que esta história não durou nem três dias. Pelo que indicam os documentos estudados até agora, em parte de uma das seis contas que se sabe, por enquanto, que o publicitário Marcos Valério mantinha em bancos brasileiros, o mensalão existe mesmo.
 
E contempla várias vezes políticos do PT e dos partidos da base aliada, o que joga por terra a farsa de que era caixa 2 para pagar dívidas de campanha dos petistas e de alguns políticos da base.
 
E agora, como fica a posição daqueles petistas que saíram correndo para dizer que, sim, sacaram dinheiro sim, mas por ordem de Delúbio Soares, para saldar dívidas de campanha, se ficar comprovado que se tratava mesmo de lavagem de dinheiro privado e público?
 
E pior, dinheiro de fonte ainda não totalmente identificada? Que não era dinheiro só de empréstimo, isso já se sabe.
 
A lista de pessoas que sacaram dinheiro nas contas de Marcos Valério só no Banco Rural contém mais de 40 nomes e é de meter medo. Será que essa gente toda vai assumir sozinha a responsabilidade de sustentar esta farsa chamada de Operação Paraguai?
 
Este parece não ser o caso do deputado João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara, que tem que explicar, pelo menos, um saque de 50 mil reais feito por sua mulher nas contas de Marcos Valério.
 
Ameaçado de ser cassado, o deputado João Paulo declarou que não vai cair sozinho. Talvez por isso, aconselhado por José Dirceu, José Sarney e Renan Calheiros, decidiu viajar para esfriar a cabeça. Na volta, vai tentar construir uma explicação.
 
Mas a maior curiosidade desses dias diz respeito ao presidente da República. Como fica a posição do presidente Lula, que abençoou a farsa, a história mentirosa?
 
Só para lembrar, Lula declarou em terras francesas que "o que o PT fez do ponto de vista eleitoral é o que é feito no Brasil sistematicamente".
 
O que foi mesmo que o PT fez, presidente: caixa 2 para pagar dívidas de campanha ou participação em lavagem de dinheiro público e privado?
 
A sociedade brasileira aguarda, ansiosa, a palavra esclarecedora de Sua Excelência o presidente Luiz Inácio Lula da Silva."

Nenhum comentário:

Arquivo do blog