Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, julho 29, 2005

Mas, apesar disso, o PSDB e o PFL continuam querendo poupar Lula.

A partir de agora, PSDB e PFL passam a ser co-responsáveis pelas conseqüências dos crimes e irregularidades cometidos pelo governo do PT

Antonio Fernandes (29/07/05 13:13)

e-agora

Para quem aprendeu a ler os indícios e captar os sutis movimentos que inauguram tendências, parece óbvio que está se formando um acordo, em parte explícito, em parte tácito, para contornar a crise e refrear o ritmo das apurações visando preservar Lula. Participam ativamente desse embuste o PSDB e o PFL. Leiam a declaração de ontem, publicada hoje no Estadão, do senador Heráclito Fortes (PFL-PI). "A retórica oficial da operação abafa defende a necessidade de se preservar a estabilidade da economia. A idéia em discussão inclui acordo para retomar votações de temas positivos e eliminar uma palavra que vinha freqüentando pronunciamentos da oposição: impeachment. "Nós do PSDB e do PFL estamos certos de que a conspiração (sic) é inoportuna e antidemocrática. Não vamos aprofundar a crise para antecipar o fim do mandato presidencial", disse o senador após conversa por telefone com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso".

Quer dizer que existe uma "conspiração" para apear Lula do poder e quem diz isso não é o governo nem o PT e sim a própria oposição? Quem está conspirando?

Como não existe nenhuma força política ponderável no Brasil envolvida em qualquer conspiração contra o governo, a mensagem, parece claro, é um recado para a imprensa livre e para as pessoas da sociedade civil que não se conformam com o que vem acontecendo no país. Ao adotar essa postura de salvar Lula a qualquer preço, as oposições se colocam – isso sim – contra a liberdade de imprensa, contra a sociedade brasileira e contra a democracia.

Estão correndo soltas versões mirabolantes e fantasiosas, como a de que o jornal O Estado de São Paulo estaria conspirando para derrubar Lula. O mesmo já se disse da revista Veja. O objetivo é intimidar àqueles que estão cumprindo o papel que a oposição – por falta de fibra, por conivência, por calculismo eleitoreiro, por medo de cortar na própria carne ou por burrice pura e simples – não quer cumprir.

Se essas coisas estivessem saindo do Palácio do Planalto ou do Diretório Nacional do PT, seria compreensível. Mas da parte dos líderes oposicionistas... É uma vergonha!

As oposições acham que, assim, estão dando sua ajuda ao Brasil, confiantes de que, contribuindo para afastar o cenário de incertezas que poderia advir do impedimento de Lula, estarão melhor colocadas para disputar a presidência em 2006. Mas é um erro. E um erro grave.

A versão, espalhada pelo governo, de que todos estão envolvidos, de que o PT – ou melhor, uma meia-dúzia de petistas decaídos – apenas foi compelido a entrar em um esquema que foi construído muito antes, pelo PSDB mineiro, embora seja um embuste monumental, está se firmando. Mas, apesar disso, o PSDB e o PFL continuam querendo poupar Lula.

Ora, ao que se saiba, ninguém, com expressão e força política significativa, está falando em antecipar eleições. Ninguém está falando em impeachment como a única saída. A única saída – qualquer um que não é idiota já percebeu – é forçar Lula a mudar de comportamento. Ninguém (a não ser um idiota) está discutindo se Lula é ou não pessoalmente honesto. O que se está discutindo é se, ficando o governo sob seu comando, sem uma mudança real de comportamento de sua parte, ele terá a isenção suficiente para não obstruir as apurações dos crimes e irregularidades cometidos e para não continuar vendendo versões falsas à população.

Lula está dando sinais de que vai mudar de comportamento? Não fiquem calados. Não façam muxoxos. Respondam!

Não! Lula continua o mesmo. Por dois dias consecutivos, no Rio Grande do Sul, atacou vergonhosamente Fernando Henrique e fez campanha eleitoral, como se não tivesse nada a ver com a crise do seu governo. Ridicularizou a crise e escarneceu de nós todos, dizendo que tudo não passa de fofoca, de diz-que-diz por parte daqueles que, por inveja do seu sucesso, querem atrapalhar o bom andamento do governo e do congresso. Mas, apesar disso, o PSDB e o PFL continuam querendo poupar Lula.

E Lula ainda ameaça com retrocessos na economia caso continuem as apurações. E Jobim ameaça com a instabilidade caso se peça o impedimento de Lula. Além disso dá despachos estranhos, como aquele de que Renilda poderia mentir. E todos se juntaram ontem para impedir a prisão de Valério. E todos se juntarão amanhã para impedir um depoimento que constranja sua excelência José Dirceu. E o PT – sob o novo comando de um cara que teoriza em causa própria – continua fazendo de conta que está apurando qualquer coisa, mas não tem a decência, sequer, de pedir que Delúbio se afaste do partido.

Resumindo, está sendo construída a versão – já denunciada aqui há meses – de que o governo do PT é intocável. Alguma coisa assim como: "ou Lula ou o caos". É claro que isso é mais uma farsa. Todos sabem que nem as instituições brasileiras, nem a economia entrarão em colapso se as apurações forem levadas adiante e se Lula chegar a ser impedido ou forçado a mudar de comportamento. Mas, apesar disso, o PSDB e o PFL continuam querendo poupar Lula.

Me perdoem, meus amigos. Os sinais são muitos. Está havendo um acordo, espúrio e prejudicial ao país. Um acordo, repito, nocivo à democracia e, inclusive, às oposições.

Fortalecidos por esse acordo espúrio, Lula e o PT vão continuar agindo exatamente da mesma forma como agiram até aqui. Como tantas vezes já se disse, não tem jeito: é "a natureza do escorpião". Vão continuar subordinando toda a ação governamental a um único objetivo estratégico: a reeleição de Lula. Depois, caso tenham sucesso, avançarão novamente sobre as instituições, voltarão com as propostas de controle da imprensa, de controle do cinema e audiovisual, de controle de tudo o que puderem controlar, inclusive dos cidadãos. Mas, apesar disso, o PSDB e o PFL continuam querendo poupar Lula.

Enquanto isso, permanecerá intocado o mais monstruoso processo de aparelhamento do governo, de privatização partidária do Estado, jamais visto em nossa história. Enquanto isso, não será realmente desbaratada a quadrilha montada pelo PT para financiar esse verdadeiro Estado paralelo que foi criado, sob o comando de Lula, para garantir a perpetuação no poder de um grupo privado.

Vocês ainda não entenderam quase nada meus amigos! Vocês não sabem da missa a metade. Vocês não viram que poupar agora Lula é poupar o esquema de poder que ele chefia. Vocês não perceberam que estão fornecendo todas as condições para sucumbir, mais adiante, nas mãos daqueles que quiseram ajudar.

E, o que é mais grave, para vocês: a partir de agora, PSDB e PFL passam a ser co-responsáveis pelos crimes e irregularidades cometidos pelo governo do PT. E pelas conseqüências que advirão desse acordo espúrio, no médio e no longo prazos, para as instituições republicanas e para o processo de democratização da sociedade brasileira.

Não? Estou enganado?

Então pelo menos negociem um acordo que condicione a sustentação artificial de Lula e a paralisação ou o esfriamento das apurações (é uma vergonha, mas vá lá), a uma mudança de comportamento do presidente. Desse acordo deveriam constar, como itens obrigatórios, o desbaratamento completo da quadrilha e a desmontagem do aparelho petista no Estado. (Não sabem como fazer? Me perguntem. Eu sei exatamente o que deve ser feito).

Vocês sequer se lembraram de propor isso? Pegaram assim a coisa como ela veio: 'blindar a economia', 'garantir a governabilidade' e 'evitar a instabilidade institucional'? Onde vocês estão com a cabeça?

Nenhum comentário:

Arquivo do blog