Entrevista:O Estado inteligente

sábado, fevereiro 16, 2008

RUY CASTRO Inspiração tardia


RIO DE JANEIRO - Henri Salvador, o cantor e compositor francês, morreu na quarta-feira em Paris, e todos os obituários, inclusive o do "New York Times", registraram como ele "inspirou" Tom Jobim a criar a bossa nova com sua canção "Dans mon Île", de 1957. E como se deu essa inspiração? O querido Henri adorava explicar. Como numa entrevista à RFI (Radio France Internationale), em 3/11/2000, quando o repórter lhe perguntou: "É verdade que o senhor teve um papel na invenção da bossa nova?".
Ele respondeu: "Apresentei uma canção, "Dans mon Île", no filme italiano "Europa de Noite", e meu amigo Sergio Mendes me contou que, quando Jobim viu o filme no Brasil, disse: "É isso aí. É o que nós temos de fazer -atrasar o andamento do samba, botar acordes modernos e transformá-lo num ritmo completamente novo". E foi assim que ele inventou a bossa nova! Devo admitir que fiquei muito orgulhoso ao ouvir essa história".
Bem, "Europa de Noite", um documentário sobre os night-clubs europeus rodado em 1958, estreou na Europa em 1959 e, no Brasil, em abril de 1960. Nessa época, Jobim, só ou com parceiros, já havia feito "Estrada do Sol", "Chega de Saudade", "Desafinado", "Samba de uma Nota Só", "Meditação", "Corcovado", "A Felicidade", "Brigas Nunca Mais" etc. etc.
Mas digamos que "Dans mon Île" tenha estourado em disco antes do filme, e o 45 rpm, com o buraco no meio, chegado às mãos de Tom em 1958 ou no próprio 1957. Ele já havia feito "Correnteza", "Outra Vez", "Tereza da Praia", "Foi a Noite", "Caminhos Cruzados", "Lamento no Morro" e "Se Todos Fossem Iguais a Você".
E assim ficamos combinados que Henri Salvador, condecorado há pouco pelo governo brasileiro por sua "contribuição à criação da bossa nova", inspirou Jobim a fazer o que de há muito já fazia.

Arquivo do blog