Entrevista:O Estado inteligente

sábado, fevereiro 16, 2008

RADAR


Lauro Jardim
e-mail: ljardim@abril.com.br

Um megaprojeto nos ares

Fotos Soetkin Vandecandelaere/Airleners.net e Ricardo Stuckert/PR
Viana e Lula: um novo pólo aeronáutico

Um dos temas não revelados do encontro entre Lula e Nicolas Sarkozy na terça-feira foi o apoio da França a um megainvestimento de 1 bilhão de euros para criar no Brasil um parque industrial de ponta para fabricar helicópteros de médio e grande portes. Será o segundo pólo aeronáutico brasileiro – o outro é o da Embraer. Sem alarde, houve uma reunião no Planalto na quarta-feira. Ali, Lula deu o sinal verde para o projeto, que lhe foi apresentado em setembro por Jorge Viana, ex-governador do Acre e atual presidente do conselho da Helibras, que centralizará o novo pólo – a empresa, apesar do nome, não é uma estatal. Inicialmente, a Helibras fabricará helicópteros como SuperCougar. Para viabilizar a idéia, terão de ser vendidos no Brasil cinqüenta desses aparelhos até 2020. De saída, a Aeronáutica deverá comprar vinte. A idéia é que em 2010 o primeiro modelo já saia da fábrica.

Brasil

Te cuida, dom Cappio 1
Lula resolveu cair de cabeça no São Francisco. Calma. Ele não se jogará nas águas do polêmico rio. Lula assumirá para si a mobilização em favor do projeto de transposição. Para isso, vai visitar o São Francisco no fim de março em grande estilo – terá palanque, discurseira e comitiva.

Te cuida, dom Cappio 2
O governo estuda ainda qual região o presidente visitará. O mais lógico seria Sobradinho, onde a oposição ao projeto é maior. Mas, por causa de dom Luiz Cappio, não se sabe se é a melhor alternativa. Provavelmente, Lula irá a uma região onde as pesquisas indiquem uma adesão maior à transposição.

 

Governo

Cara a cara é melhor
Todos os chamados ministros da casa – ou seja, aqueles que despacham no Palácio do Planalto – têm um videofone para se comunicar entre eles. No entanto, ninguém usa. Não confiam no aparelhinho. Preferem o contato pessoal. Será que temem o grampo audiovisual?

Últimos capítulos
A grande batalha de nomeação dos próximos dias é a da presidência da Eletrobrás. O martelo será batido na reunião que o ministro Edison Lobão terá com Lula no início da semana. Apesar dos esforços de Dilma Rousseff em contrário, José Antônio Muniz – candidato de José Sarney, Garibaldi Alves e Lobão – deve vencer a parada.

Amigos de infância
Lula e Nicolas Sarkozy programaram mais dois encontros para ocorrer ainda neste ano. Quem sabe num desses o francês aparece com a primeira-dama...

 

Paraguai

Laços brasileiros
O general Lino Oviedo, líder nas pesquisas para a eleição presidencial de abril no Paraguai, já teve durante a campanha vários encontros com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi.

Interesse específico
Aliás, o Ibope foi contatado para fazer uma pesquisa da eleição paraguaia. Até aí, beleza. O curioso é que a sondagem será feita por encomenda de brasileiros. É uma turma do setor elétrico preocupada não exatamente com o destino do Paraguai – mas com o da usina de Itaipu.

 

Economia

Feitas uma para a outra
Já houve no passado, mas neste momento não existe nenhuma negociação entre a belgo-brasileira InBev e a americana Anheuser-Busch, as duas maiores cervejarias do mundo. Como, contudo, o mercado sabe que elas foram feitas uma para a outra, esse cenário pode mudar a qualquer momento.

Vale fará siderúrgica no Pará
Numa de suas últimas conversas com Lula, Roger Agnelli, presidente da Vale, adiantou que a empresa fará uma siderúrgica no Pará. O investimento, em associação com um grupo estrangeiro, faz parte do pacote de bondades que a Vale preparou com o objetivo de conquistar a boa vontade do governo para comprar a suíça Xstrata. Meses atrás, Lula andou reclamando que a Vale só sabia "escalpelar" o Pará, dando-lhe pouco em troca. O recado foi plenamente entendido por Agnelli.

 

Ele é o rei do disco. De novo

Marcos Ribolli/Contigo
Padre Marcelo: Roberto Carlos e Ivete ficaram para trás


Que Ivete Sangalo que nada. O padre Marcelo Rossi, este moço sorridente aí ao lado, é o maior fenômeno do mercado fonográfico brasileiro pelo segundo ano seguido. O CDMinha Bênção foi o mais vendido do país em 2007 – assim como no ano anterior, quando foi lançado. Em 2006, foram 950 000 cópias. No ano passado, bateu em 251 000 discos. Segundo a Sony/BMG, juntando os CDs vendidos em lojas com os das bancas de jornais mais os DVDs, o padre somou 3,3 milhões de unidades no ano passado. Só para efeito de comparação, Roberto Carlos vendeu 80 000 cópias do seu Duetos em 2007 e 170 000 no ano anterior.

 

Telecomunicações

Oi, África
Já foram conversados entre o governo, o BNDES e os futuros controladores da supertele os passos internacionais que a nova empresa deverá seguir. A primeira presa seria a Telecom Argentina. O segundo passo seria ganhar uma perna na Europa, com o objetivo de chegar à África. Explica-se: a idéia é comprar um naco da Portugal Telecom (PT) e montar um acordo para operar na África, onde a PT tem dificuldade de entrar, por causa da herança do passado colonizador.

 

Gente

Com o coração nas mãos... dele
Roberto Kalil, cardiologista do presidente, possivelmente continuará no "posto" a partir de 2011. Como saber com tanta antecipação? José Serra e Dilma Rousseff também são pacientes de Kalil. 

 
Publicidade

Arquivo do blog