Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 09, 2007

O tamanho do problema


Metade dos homens acha que seu pênis
é pequeno. Agora, a ciência os desmente


Rafael Corrêa

Miro Kuzmanovic/Reuters
Teste de medição num modelo de plástico: a aflição masculina não tem razão de ser

sMuitos homens negam, têm pavor de tocar no assunto, mas as dimensões do próprio pênis são uma preocupação recorrente desde a adolescência até a vida adulta. Estudo divulgado há duas semanas por dois urologistas ingleses mostra que 45% dos homens estão insatisfeitos com o tamanho de seu pênis. A pesquisa mostra também que essa aflição masculina não tem razão de ser. A maior parte dos homens que avaliam ter pênis pequeno, na verdade, tem um órgão de tamanho absolutamente normal. A dupla de cientistas compilou cinqüenta pesquisas realizadas em todo o mundo sobre o assunto desde 1942 e concluiu que a maioria dos homens possui pênis com comprimento entre 14 e 16 centímetros e circunferência entre 12 e 13 centímetros – em ambos os casos, em estado ereto. Essa média foi obtida com base em medições feitas em mais de 11.500 homens. Segundo o consenso entre os médicos, para ser considerado pequeno, um pênis precisa medir menos de 7 centímetros, quando ereto. "O micropênis é um fenômeno raro. A grande maioria dos pacientes que me procuram está dentro da média", diz Renato Scaletscky, urologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A quantidade e a variedade de tratamentos oferecidos para aumentar o pênis, seja em clínicas médicas, seja em sites da internet que oferecem milagres, mostram como os homens são suscetíveis à questão, mesmo quando se encontram nos padrões de normalidade. Nos casos mais graves, esse tipo de preocupação leva a um distúrbio chamado síndrome do pênis pequeno. Essa síndrome pode começar na infância ou na adolescência, quando os meninos passam a comparar sua anatomia com a dos colegas em vestiários e banheiros públicos. Se persiste, a síndrome pode se transformar num comportamento obsessivo, com rituais diários de medição do tamanho do pênis. "Os sintomas da síndrome do pênis pequeno são parecidos com aqueles sofridos por mulheres com distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia", diz Kevan Wylie, urologista do hospital Royal Hallamshire, de Sheffield, um dos autores da pesquisa. Para Wylie, a síndrome deve ser combatida com tratamento psicológico, e não com pílulas mágicas ou cirurgias para as quais não há garantia de resultado. Evidentemente, também não vale imitar os integrantes do grupo religioso indiano sadhu, que penduram pesos no pênis para alongá-lo. No que depender da opinião feminina, os homens que se julgam menos favorecidos pela natureza podem ficar tranqüilos. A pesquisa dos cientistas ingleses mostrou que 85% das mulheres entrevistadas estão satisfeitas com o tamanho do pênis do parceiro.



O QUE AS MEDIDAS REVELAM

Amparados em pesquisas que mediram os genitais de 11 500 homens e consultaram centenas de mulheres, cientistas ingleses concluíram que

O pênis normal, quando ereto, tem entre 14 e16 centímetros de comprimento e de 12 a 13 centímetros de circunferência

O pênis só pode ser considerado pequeno se tiver menos de 7 centímetros quando ereto

90% das mulheres dizem ter mais prazer com pênis largos do que com pênis longos

Arquivo do blog