Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 30, 2007

Radar


Lauro Jardim


CASO GAUTAMA

Relações estreitas
Uma contribuição ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, que começou a apurar na semana passada o envolvimento do deputado Paulo Magalhães no lamaçal da Gautama: sabe quem estava na sede da empreiteira em Brasília na véspera da prisão de Zuleido Veras? Ele mesmo, o sobrinho de ACM. Magalhães passou a tarde ali. Fazendo o quê, não se sabe ainda.

Questão de horas
Zuleido foi preso em sua casa de Brasília e levado ao escritório, antes de ir para a cadeia. Ou seja, por questão de horas o deputado não encontrou seu amigão Zuleido algemado em plena sede da Gautama.

Ailton de Freitas/Ag. O Globo
Renan: dois pesos e duas medidas


Sai daí, Renan, sai

Os senadores parecem não querer mexer com Renan Calheiros, apesar do patente estilhaçamento do decoro. Para eles, Renan serve, portanto, para ser presidente do Congresso. Apenas como hipótese, imagine-se que Renan – o terceiro na linha sucessória do presidente da República – precise assumir no lugar de Lula. Será que a população aceitaria isso passivamente? Evidentemente que não. Como, então, os senadores podem aceitá-lo como presidente do Congresso?


GOVERNO

A volta de Silas
Lula tem falado aos mais próximos que gostaria de levar Silas Rondeau de volta ao Ministério de Minas e Energia – se o ex-ministro for inocentado pela PF das suspeitas que envolvem seu nome no caso Gautama.

República de interinos
A propósito, no domingo 1º, a Eletrobrás, a maior empresa do setor elétrico da América Latina e responsável por 40% da geração de energia do país, completa seis meses sem presidente e três meses sem diretor financeiro.

Gil quer sair
Gilberto Gil não deve virar o ano como ministro. Pretende conversar com Lula em outubro para definir sua situação. Ele quer sair.

SENADO

Os superpecuaristas Renan e Roriz
Entre os senadores, já corre a piada: se Joaquim Roriz e Renan Calheiros forem cassados, deveriam candidatar-se à presidência e à vice da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Formariam uma chapa imbatível por tudo o que fizeram pela produtividade e valorização dos rebanhos do país. Aliás, a eleição na ABCZ é agora em agosto.

BRASIL

Eu quero é nomear
A cara-de-pau para tentar inventar uns empreguinhos públicos desnecessários é ilimitada. Se o salário for em dólares, melhor ainda. O deputado e presidente da Força Sindical Paulinho quer criar umas tais "embaixadas dos trabalhadores", que serviriam para auxiliar os brasileiros que trabalham no exterior. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, correligionário de Paulinho, adorou a idéia. Será que alguém já contou a Suas Excelências para que servem os consulados?

60% dos brasileiros não sabem quem é ele

Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Aécio Neves: ainda tem três anos para tornar-se conhecido


A pesquisa encomendada pelo PSDB ao Ibope para tentar dar um rumo às ações do partido até 2010 revelou que um dos seus dois pré-candidatos à Presidência, Aécio Neves, ainda é pouco conhecido nacionalmente. Apesar de governar Minas Gerais e de já ter sido presidente da Câmara, somente 40% dos brasileiros dizem conhecê-lo. Os marqueteiros não costumam ver problemas com essas taxas de desconhecimento. Afinal, faltam três anos para a eleição. A receita para virar o jogo é a de sempre: muita televisão. A propósito, o porcentual de José Serra nesse quesito é mais do que o dobro do obtido por Aécio. Algo facilmente explicado pela eleição presidencial que Serra disputou em 2002.


BANCOS

O Paribas cresce
O francês BNP Paribas comprou o BGN, o banco da Queiroz Galvão. A empreiteira botou em seus cofres (mais) 1 bilhão de reais com o negócio. Em no máximo duas semanas sai o anúncio oficial.

CONSUMO

Prejuízo azedo
Foi grande o estrago causado pelo recall do achocolatado pronto Toddynho que a Pepsico foi obrigada a fazer em março. Na ocasião, 13 milhões de unidades do produto foram retiradas do mercado por causa de uma "alteração de sabor". O impacto foi grande. O produto perdeu a liderança do segmento e viu sua participação de mercado cair pela metade. Aos números: o Toddynho caiu de 29,1% de participação de mercado em março para 15% em maio. Enquanto isso, o Nescau subiu de 14,3% para 17,8%; e o Kapo, de 1,9% para 4,1%. Em reais, isso significa algo em torno de 16 milhões de reais de perdas somados os meses de abril e maio.

PAN

Uma rotina de atrasos
Os 109 portais de raios X que serão usados nos Jogos Pan-Americanos chegaram na semana passada ao Porto do Rio de Janeiro, mas continuam presos na alfândega. A papelada das quase 150 toneladas de equipamentos não foi liberada. A alegação: são necessários trinta dias para verificar se "existe produto similar no mercado nacional". Os jogos começam dentro de quinze dias. E agora?

Pega doidão 1
A PF pediu emprestado a um fabricante um portal de última geração capaz de identificar se uma pessoa carrega ou mesmo se consumiu drogas recentemente. O aparelho, que custa 2 milhões de dólares, será colocado, discretamente, na portaria de um dos prédios da Vila do Pan e a cada dia será instalado em um prédio diferente.

Pega doidão 2
Na semana passada, um desses portais, que está instalado no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ajudou a PF a pegar dois traficantes que tentavam sair do Brasil usando um ardil inusual. Eram rapazes de boa aparência que haviam engomado seu terno Armani com cocaína.

Com Jan Theophilo



Montagem com foto de Micheal Simpson/Getty Images


Arquivo do blog