Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 23, 2007

VEJA ENTREVISTA Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin
"O Senado falhou"

O ex-governador diz que os senadores estão
sendo lenientes no caso Renangate e conta como
prepara sua volta ao debate político nacional


Fábio Portela

Lailson Santos

"Não é só o país que precisa
de uma oposição forte.
O próprio governo só se
legitima no embate com
uma oposição legítima"

Depois de perder a eleição para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, o tucano Geraldo Alckmin submergiu. Com a mulher, Lu, passou cinco meses estudando na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, com 54 anos e os poucos cabelos já esbranquiçados, ele retomou sua vida. Desde os 20 anos, Alckmin sempre ocupou cargos eletivos. É a primeira vez que fica sem mandato. Como se recusou a receber aposentadoria das funções que exerceu, precisa dar aulas e palestras para se manter. Nessa fase, conta com o auxílio da filha Sophia, que organiza sua agenda e prepara suas apresentações no computador. O ex-governador paulista cultiva duas ambições: fortalecer o PSDB como oposição e voltar a estudar medicina. Alckmin, que é médico anestesista, decidiu estudar acupuntura. "Leio compêndios de medicina chinesa há algum tempo. Até já dou minhas agulhadas", disse a VEJA. Quem se submete às suas experiências? "Lu é a minha paciente-cobaia preferencial."

Veja – O PSDB está indo bem como oposição?
Alckmin – Não é fácil ser oposição no Brasil. O PSDB está se esforçando, mas tem de falar mais, cobrar, apontar os erros do governo. É vital neste momento ser mais firme e aguerrido. Essa não é uma tarefa dos governadores do PSDB. Governador tem de governar. Fazer oposição é tarefa do partido e dos parlamentares. Essa crítica vale para todos nós, para mim também. Não é só o país que precisa de uma oposição forte. O próprio governo só se legitima no embate com uma oposição legítima.

Veja – Como será sua reentrada no debate político nacional?
Alckmin – Pretendo ajudar a recompor a verdade no debate político. O governo Lula se apropriou de uma série de conquistas que foram do presidente Fernando Henrique. O PT votou contra o Real, contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, contra o Fundef (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental). O PT votou contra a maioria dos projetos que estão dando frutos para o Brasil. É preciso mostrar isso. Lula está sentado sobre os louros da estabilidade, que são do Fernando Henrique. E o governo está parado. O Brasil está marcando passo. O governo perdeu metade deste ano e não fez nada.

Veja – O Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, não conta?
Alckmin – O PAC é a anti-reforma. O que ele faz pelas reformas estruturais? Nada. O PAC lista obras que já existiam e outras que eles pretendem iniciar. Ótimo, mas não vai resolver o problema do país. Lula dispõe de uma equipe enorme, mas não tem projeto. Estamos em junho e o governo ainda nem acabou de ser formado. Foi nomeado agora o 37º ministro. Atenção: são 37 ministros. Já imaginou fazer uma reunião com toda essa gente? Acho que nem o presidente sabe o nome de todos eles.

Veja – O governo acaba de criar 626 cargos de confiança. Como o senhor analisa a medida?
Alckmin – É uma barbaridade. Já há 21 500 cargos comissionados. Além disso, houve reajustes salariais que chegam a 139% para os cargos de confiança. Sem nenhuma vergonha, o tesoureiro do PT disse que isso ajudará a resolver o problema do caixa do partido, porque 10% do salário dos petistas que estão nesses cargos, e eles são muitos, vai para o caixa do partido. O atual governo não trabalha para os cidadãos. Trabalha para os governantes. Cria ministério para atender ao partido tal, divide órgão público para abrigar companheiros, inventa diretoria no Banco do Brasil para acomodar acordo político. Isso não é correto.

Veja – Quais são as conseqüências dessas nomeações?
Alckmin – O loteamento que o PT faz da República tem vários reflexos. O pior deles é a corrupção. Nenhum governo está isento de ter casos de corrupção. Mas hoje, no Brasil, ela se tornou sistêmica. Está em todo lugar. No campo ético, vivemos um retrocesso. Estamos voltando ao tempo das cavernas.

Veja – O senhor culpa o governo por isso?
Alckmin – É óbvio. Em todos os escândalos recentes de corrupção, o cofre atingido é o do Executivo. O dinheiro sai dos ministérios.

Veja – Mas a Polícia Federal tem combatido a corrupção e isso tem sido usado como trunfo pelo governo Lula.
Alckmin – O próprio governo poderia dar menos trabalho à Polícia Federal. Os policiais deveriam estar mais preocupados com as fronteiras, com o narcotráfico, com o tráfico de armas. Em vez disso, ficam tomando conta do governo. Há outra questão: a impunidade. Corrupção existe em todo lugar do mundo, não é um problema exclusivo nosso. A diferença é que, aqui, ninguém é punido.

Veja – Como enfrentar a corrupção e a impunidade?
Alckmin – Enquanto o mau exemplo continuar vindo de cima, não haverá como enfrentar esses problemas. A exemplaridade na política tem de ser regra. A política nacional está infestada de maus exemplos.

Veja – No Senado vemos um esforço desmedido para enterrar a investigação do caso Renan Calheiros. Esse é um dos maus exemplos da política brasileira?
Alckmin – Não vou entrar em questões de família. Mas é óbvio que precisa ser investigada a promiscuidade entre o público e o privado, que envolve dinheiro, relações de negócio. O que se percebe nitidamente é que há um espírito de corpo para não apurar nada, para encerrar o caso o mais rapidamente possível. Estamos falando de uma das mais altas instituições da República. É claro que isso leva a todo o país essa sensação de impunidade. O Senado falhou.

Veja – No ano passado, petistas foram presos negociando a compra de um dossiê fajuto contra o PSDB. Sua campanha martelou a pergunta "De onde veio o dinheiro?". Já descobriu a resposta?
Alckmin – Até agora, não. Mas gostaria muito de saber. É o único dinheiro de que se tem conhecimento que não tem dono, foi apreendido e ninguém se apresentou para buscá-lo. Sinal de que não deve ser um dinheiro muito bom, não é? São coisas assim que acabam com a política. Nós precisamos tomar muito cuidado. A democracia tem de ser cultivada diariamente.

Veja – Sua estada em Harvard foi proveitosa?
Alckmin – Fiz um curso muito interessante sobre políticas públicas. Nele, estudei as relações entre os países, a economia global, temas ligados à saúde e à segurança internacional. Também fiz um curso chamado Leading Cities, que tratou do futuro de grandes metrópoles, como São Paulo.

Veja – O senhor estudou inglês?
Alckmin – Eu já sabia inglês. Lia bem. Mas você tem dificuldade para se comunicar se nunca morou fora do país. Lá fora você é obrigado a falar. No meu curso, éramos dezessete fellows de catorze países. Eu era o único brasileiro. Meu inglês melhorou muito por causa disso.

Veja – Como era a vida fora da sala de aula?
Alckmin – Sair do dia-a-dia da política foi muito bom. Esse período sabático me ajudou a analisar as coisas com mais clareza. Passei por um amadurecimento pessoal completo. E, do ponto de vista familiar, aprendi até a passar roupa.

Veja – O senhor passava suas roupas?
Alckmin – Lá não tem empregada, não é? Por isso, eu e a Lu dividíamos o serviço. Eu varria a casa e passava a roupa. Minhas camisas, aliás, ficaram muito bem passadas. O punho, o colarinho, tudo. A Lu cuidava da comida. Acabou cozinhando muito bem.

Veja – Quais eram as especialidades dela?
Alckmin – Estrogonofe e macarronada. Uma delícia. O problema é que ela sempre queria tirar fotos dos pratos e eles acabavam esfriando.

Veja – Tirar fotos para quê?
Alckmin – Para provar aos filhos que ela estava, de fato, cozinhando bem. Se não tivesse foto, ninguém iria acreditar.

Veja – Então essa temporada também foi boa para o casamento?
Alckmin – Foi ótima. Quando chegamos lá, não conhecíamos ninguém. Estávamos no meio do inverno, com 18 graus negativos. Então, deu para namorar tranqüilo. O amor é uma necessidade. O ser humano precisa de afeto, carinho. Não há nada melhor do que o amor da esposa, da família e dos filhos. A única coisa ruim foi ficar longe da minha neta.

Veja – O senhor e sua mulher não fizeram amigos por lá?
Alckmin – Depois de um tempo, conhecemos muita gente. Em Boston, há 300 000 brasileiros. Havia dias em que eu tirava vinte retratos nas ruas com eleitores. Nos Estados Unidos, tive 65% dos votos dos imigrantes brasileiros. Aliás, ganhei do Lula quase no mundo inteiro.

Veja – Faltou ganhar no Brasil.
Alckmin – No Brasil, ganhei em sete estados.

Veja – O que aconteceu nos outros vinte?
Alckmin – Enfrentei obstáculos muito difíceis. Em primeiro lugar, o presidente estava no cargo. Fica muito mais fácil disputar nessa situação. Já fui beneficiado por esse sistema. Em 2002, era governador e me candidatei à reeleição. É impressionante a diferença. Além disso, é inegável que o Bolsa Família teve um impacto grande. É só pegar o mapa do Brasil e verificar que, nas regiões de economia mais fraca, atendidas pelo programa, o Lula venceu.

Veja – O senhor cometeu erros na campanha?
Alckmin – Muita gente diz que falhei ao não defender as privatizações. Vamos deixar claro: sou totalmente favorável às privatizações. Sou tão favorável que, quando era vice do governador Mario Covas, presidi o Programa de Desestatização de São Paulo. Também acho que as privatizações feitas pelo presidente Fernando Henrique foram um sucesso. Veja o caso das telecomunicações. Hoje, temos 105 milhões de pessoas que usam telefone celular.

Veja – Se é assim, por que resistiu a defender as privatizações na campanha?
Alckmin – Naquele momento, o que estava em discussão não era a privatização, mas a mentira política. O meu adversário dizia que eu privatizaria a Petrobras e o Banco do Brasil se ganhasse a eleição. Era mentira, e eu me coloquei contra a mentira. Disse que a minha prioridade não seria vender ativos do estado. Só isso. Mas, de fato, deveria ter explicitado isso melhor. Foi um problema de comunicação.

Veja – As fotos que o senhor tirou com o ex-governador Anthony Garotinho no início do segundo turno também lhe renderam críticas. O senhor se arrepende?
Alckmin – Não. Garotinho me ofereceu apoio no segundo turno, não pediu nada em troca. Não houve uma aliança. Eu sabia que haveria exploração, mas falei: "Poxa vida, vou me negar a tirar uma fotografia? O que isso vai mudar? Não vai mudar nada". Infelizmente, deu margem a muita exploração política. Hoje acho que, talvez, não devesse ter feito isso logo depois de passar para o segundo turno. Poderia ter esperado um pouco mais.

Veja – E do seu partido, o senhor recebeu todo o apoio que esperava?
Alckmin – A solidariedade na política não é alta. Mas não vou ficar choramingando. Bola para a frente. E vale frisar: a maior responsabilidade no processo eleitoral é do próprio candidato.

Veja – O senhor será candidato a prefeito de São Paulo?
Alckmin – É como diz aquela música do Zeca Pagodinho: "Deixa a vida me levar". Não excluo a possibilidade. Ser prefeito de São Paulo não seria um passo atrás na minha carreira. Mas não pretendo antecipar esse debate.

Veja – Uma nova candidatura presidencial está descartada?
Alckmin – Vejo as coisas de forma clara. O PSDB tem o privilégio de ter, pelo menos, dois ótimos candidatos a presidente para 2010: os governadores José Serra e Aécio Neves. Eles estão muito bem posicionados, têm mais exposição e melhores condições para se lançar.

Veja – Qual deles é o melhor candidato?
Alckmin – O Serra e o Aécio podem até formar uma chapa conjunta, o que seria ótimo. Mas essa é uma questão interna do partido e não há razão para discuti-la agora. O que precisamos estabelecer já é um critério para definir quem será o candidato. Isso legitimará quem for escolhido, unirá o partido e criará o dever moral de os derrotados participarem da campanha.

Arquivo do blog