Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, janeiro 17, 2006

Paulo de Tarso Venceslau:PT deve extirpar presidente

VEJA ON LINE
PT deve extirpar presidente, diz ex-colega
17 de Janeiro de 2006


O economista Paulo de Tarso Venceslau, ex-integrante do Partido dos Trabalhadores, afirmou durante depoimento à CPI dos Bingos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conhecia o suposto esquema de arrecadação de recursos de caixa dois em São José dos Campos em 1997, quando era presidente do PT.

Paulo de Tarso disse ainda que a estratégia de arrecadação de recursos não-contabilizados em São José dos Campos envolvia a Consultoria Para Empresas e Municípios (Cpem), operada por Roberto Teixeira, amigo de Lula, e pelo presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, que não tinha cargo na direção do partido.

"Pelo volume de dinheiro envolvido, é muito difícil que o presidente do partido e hoje presidente do País desconhecesse isso. É impossível que quem conheceu o 'miserê' que o PT viveu não soubesse como apareceram tantos recursos", afirmou Paulo de Tarso, segundo reportagem da Folha. Por conta das denúncias apresentadas naquela época, Paulo de Tarso foi demitido do cargo da prefeitura e expulso do partido.

"Perniciosos" - Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira, o ex-petista Paulo de Tarso afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu são os nomes "mais perniciosos" da política do país.

"Gosto muito do PT enquanto partido, tenho muito respeito", disse Venceslau. "Mas acho que, para sair desse buraco, vai ter que passar por um processo de higienização e extirpar as figuras mais perniciosas da vida política nacional. Um deles é o senhor Luiz Inácio Lula da Silva, e o outro, o senhor José Dirceu."

Participante da luta armada contra o regime militar, nos anos 60, Venceslau participou da fundação do PT mas foi expulso, em 1998, em função de denúncias de corrupção envolvendo o PT. O economista divulgara que prefeituras petistas tinham beneficiado uma empresa de Roberto Teixeira, amigo de Lula. Então presidente de honra do PT, Lula pressionou pela expulsão de Venceslau.


Arquivo do blog