Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, janeiro 31, 2006

Ladrão não mais', diz Fernando Henrique Cardoso

o globo PLANTÃO

Ladrão não mais', diz Fernando Henrique Cardoso

Flávio Freire - O Globo

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira que o PSDB deve impor durante a eleição presidencial deste ano a discussão sobre corrupção que assolou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Jogando duro contra o governo federal, Fernando Henrique chegou a dizer que o país não deve dar mais espaço para ladrões e que Lula terá que passar toda a campanha se explicando sobre a corrupção que "chegou lá em cima".

- O PSDB tem que saber o que interessa discutir na campanha. E não embarcar na discussão que interessa ao governo. Tem que saber o que nos interessa, e forçar essa agenda. Tem que puxarpara briga. Se você não tem capacidade para definir a agenda, você perde (...) Não podemos embarcar nos nossos companheiros que estão lá em cima, não. A conversa deles é de que essa questão moral não conta mais. Conta, sim. Ladrão não mais - disse o ex-presidente, durante uma palestra para reinauração do Instituto Social Democrata, uma organização formada por cardeais tucanos.

- O presidente Lula tem toda uma explicação para dar ao país. O tempo todo ele vai ter que voltar a temas desagradáveis, mas vai ter que voltar durante a campanha. E não é o tema da corrupçãoapenas, porque isso não adianta voltar porque todomundo já sabe que teve muita. Ele também vai ter que explicar porque prometeu e não cumpriu tanta coisa.

O ex-presidente Fernando Henrique disse que, ao contrário do que parlamentares ligados ao governo dizem, os tucanos não são farinha do mesmo saco.

- Eles (petistas) decidiram agora dizer que todo mundo é igual, farinha do mesmo saco. Não somos, não. Nem todo mundo é igual a eles.

31/01/2006 - 10h20m

Arquivo do blog